segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pão de Queijo Soft

Verdade seja dita: Quem prova fica freguês!... e rendo minha homenagem a todos os mineiros meus amigos... e olha que são muitos!!! Essa receita é baseada num "antiquiquíssimo" livro chamado  Fogão de Lenha de Maria Stella Christo, com pequenos ajustes que fiz nas quantidades com a intenção de tornar mais difícil de perceber a presença da batata. Depois me deixem saber.

Falando em Pão de Queijo, lembro que uma vez a Suzy e eu fomos na casa de uns amigos no México, Luis Vergara e Omar Oropeza e queriamos levar algo realmente brasileiro, gostoso e diferente para eles.
Claro que eu tinha uma expectativa enorme de também aprender e provar alguns pratos típicos mexicanos... entre eles os Gusanos de Maguey... Mas vamos deixar os Gusanitos de lado por ora e ficar com os pães de queijo.
Estávamos ainda aqui no Brasil combinando o plano... e meus amigos me perguntaram:
- O que leva a receita do Pão de Queijo que não existe no México nem pra remédio???!!!
Pensei no queijo mineiro meia cura, mas quebra-se bem o galho com mozzarella, prato... Ovos, manteiga... sem problemas! Então respondi prontamente:
- El "polvilho", porsupuesto!
- ?E que desmadre es esto "Polvillo"? Perguntaram.
- Una riquisima y blanca harina de yuca!  Mesmo sem terem a mínima idéia do que era aquilo, responderam:
- Listo! Então você leva o polvilho e o restante dos ingredientes compramos lá!
- Fechado.

Só depois me veio à lembrança que o polvilho se parece muito com a cocaina e fiquei bastante preocupado em sermos revistados, pois os fiscais da aduana mexicana não são dos mais amistosos. Felizmente meus cabelos brancos servem para alguma coisa e me dão senioridade. Às vezes!
Passamos no Raio X e escutamos um sonoro:
- Adelante! Pase!
Fomos logo saindo do aeroporto e numa das noites fizemos um belo jantar brasileiro/mexicano com saborosos Pães de Queijo e Gusanos de Maguey. Mas a história de "los Gusanitos de Maguey" eu conto outra hora!

Alla ricetta...

Gostei muito dessa foto. A Suzy, minha mulher, foi a responsável pela cestinha e a toalha!!!
 Ingredientes:
500g de batatas cozidas em purè
400g de polvilho azedo
150g de manteiga
3 ovos inteiros
300g de queijo minas meia cura ralado grosso
15g de sal

Mão na Massa:
Eu misturo todos os ingredientes numa vasilha, exceto o queijo meia cura. Deixo ele para o final.
Amasso bem até chegar numa massa homogênea. Agora sim adiciono o queijo e misturo sem exageros, apenas o suficiente para que ele esteja distribuido por igual e que seus pedacinhos fiquem bem inteiros.
Unto um refratário com óleo, formo pequenas bolotas de uns 4cm de diâmetro, com a ajuda de um pouquinho de óleo vegetal passado nas palmas das mãos, arranjo com suficiente distância entre elas para dar espaço ao crescimento e coloco para assar em forno pré aquecido a 200 graus, observando até que os pãezinhos estejam corados. Vai levar uns 35 ou 40 minutos de forno.

O pulo do Chef:
Deixando os pedacinhos de queijo inteiros, quando os pãezinhos tostarem no forno, eles ficam mais castanhos que a casca dando um efeito muito apetitoso. A presença da batata cozida em purè na massa confere um efeito especial de cremosidade e leveza.
Você pode guardar na geladeira a massa que não usar quando preparar. Dura alguns dias sem problemas. Basta retomar a massa, fazer as bolotinhas e colocar para assar.

Note a cor que os pedacinhos do queijo ganham quando não são desmanchados no meio da massa
Rende uns 25 pãezinhos.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click... Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!