segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Arroz ao Nero di Seppia

Essa receita é menos calórica que um tradicional Risotto al Nero di Seppia,... não leva manteiga, nem vinho branco no preparo. Nem por isso deixa de ser extremamente aromática e saborosa. A tinta de calamares, que prefiro chamar pelo seu nome original, nero di seppia, não é apenas um ingrediente para colorir, mesmo porque, causam uma primeira impressão desagradável para muitas pessoas. E essa reação é perfeitamente compreensível... afinal de contas estamos acostumados com o arroz branco desde criança. A principal função do nero di seppia é o de acrescentar um sabor de mar aos pratos... e quem ainda não teve a oportunidade de provar, acredite: Vale a pena!
Alla ricetta...
Ingredientes:
1/2 xícara de arroz da sua casa
450g de anéis de calamares
1 sachê de Nero di Seppia
1 tomate maduro, sem sementes, picado em cubinhos
1 cebola pequena, picada a brunoise 
1 dente pequeno de alho esmagado
Ramos de orégano ou tomilho frescos para decorar
Tomatinhos-cereja para decorar
Azeite EVO qb
Sal qb
Legenda: Nero di Seppia= tinta de calamares; a brunoise=em cuninhos bem pequenos; EVO=extravirgem de oliva; qb-quanto baste.

Preparo:
Eu coloco um traço de azeite com o alho, metade da cebola e sal numa panela pequena, adiciono o arroz e frito mexendo sempre. Entro com um tanto de água aquecida equivalente a 2 vezes a quantidade de arroz. Coloco o conteúdo do sachê de nero di seppia, misturo bem e deixo cozinhar em fogo doce com a penela semi-coberta. Adiciono mais água no final, caso necessário.
Enquanto o arroz cozinha, salteio os anéis de calamares, com azeite, a outra metade da cebola e os cubinhos de tomates. Deixo cozinhar por alguns minutos e ajusto o sal momentos antes de estar pronto.
Arroz pronto, calamares prontos, é só montar os pratos e decorar.
Divido os conteúdos em dois pratos, decoro com tomatinhos-cereja e raminhos de orégano fresco. Um tracinho de azeite dá o acabamento e o brilho final.
Repare no brilho do arroz!
Serve 2 pessoas.

O pulo do Chef: O cozimento do arroz não sofre nenhuma alteração com o acréscimo do nero di seppia. Como muito outros frutos do mar, o calamar também precisa receber um choque térmico importante no início do cozimento para não "emborrachar". Recomendo que sejam colocadas na sartén aos poucos, mantendo a temperatura e não juntando líquidos indesejáveis. Somente depois dessa fase inicial os demais ingredientes devem entrar, como os tomates, por exemplo.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!