domingo, 20 de outubro de 2013

Bacalhau Alla Vicentina Estilizado

Andiamo a casa... Domani andiamo a casa nostra, dopo di collezionare tantti ricette per tanti paesini di Itália. Adesso ci siamo sufficente informazione per presentare idee diverse a tutti visitatori della "Cozinha Ousada". 

Aqui está uma receita estilizada de um dos grandes clássicos da culinária italiana que temos orgulho em compartilhar. 
Auguri a tutti. 
Alla ricetta...

Ingredientes
Camada 1:
2 berinjelas médias cortadas em rodelas de aproximados 5 a 6mm de espessura
Azeite de Oliva qb
Sal qb
Camada 2:
4 cebolas médias picadas a brunoise
3 filezinhos de alice
Azeite de Oliva qb
50ml de leite integral
Farinha de trigo qb (muito pouco)
Camada 3:
400g de Bacalhau dessalgado, desossado, picado em dados de aproximados 3x3cm
1 cebola média picada a brunoise
1 dente de alho esmagado
150ml de leite integral
Poeira de salsinha fresca qb
Azeite de Oliva qb
Sal qb (ajuste)
Camada 4:
1 tomate caqui sem sementes picado a brunoise
1 abobrinha italiana sem miolo picada a brunoise
Azeite de Oliva
Sal qb
Cobertura:
200g de cogumelos de Paris picados grosseiramente
Folhas frescas de tomilho qb
30g de manteiga
150ml de vinho branco seco
Farinha de trigo qb (muito pouco)
Sal qb
Montagem & Decoração:
4 aros para montagem do prato
Azeite EVO*
Salsinha fresca picada qb
Papel manteiga e manteiga para untar

À diversão:
Camada 1 – Numa sartén de fundo frisado no passo as fatias de berinjelas com azeite e sal até marcarem bem e ficarem macias. Reservo.
Camada 2 – Numa outra sartén, entro com azeite e os filezinhos de alice, esmago os mesmos contra o fundo para começarem a desmanchar. Entro com as cebolas e deixo murchar até ficarem translúcidas. Adiciono o leite, misturo bem, deixo levantar fervura e polvilho farinha de trigo mexendo forte até conseguir uma textura levemente cremosa. Reservo.
Camada 3 – Levo ao fogo numa sartén o azeite com o alho e cebola. Deixo dourarem levemente e entro com os dados de bacalhau.
Deixo aquecer bem, adiciono o leite e assim que levanta fervura adiciono a poeira de salsinha. Deixo reduzir os líquidos até atingir uma consistência cremosa. Ajusto o sal, se necessário. Reservo.
Camada 4 – Levo ao fogo uma sartén com azeite e depois de bem aquecido entro com a abobrinha. Mexo bem por um minuto e entro com o tomate. Ajusto o sal e deixo por mais 30 segundos. Reservo.
Cobertura – Levo a manteiga ao fogo numa sartén até derreter bem. Entro com os cogumelos e misturo bem com a manteiga enquanto aquece bem.
Salgo. Adiciono o vinho branco e folhas de tomilho. Deixo cozinharem por 1 minuto e antes que os líquidos se evaporem, salpico farinha de trigo mexendo forte até conseguir um molho suavemente cremoso. Reservo.
Montagem – Forro uma forma de alumínio com papel manteiga untado com manteiga para facilitar a retirada. Acomodo os aros sobre o papel e começo a montagem.
Uma camada de berinjelas...
Outra de cebolas cremosas...

Outra de bacalhau...

E a última de tomate com abobrinha. Levo ao forno pré aquecidos a 180 graus por 20 a 25 minutos. Retiro do forno e com a ajuda de uma espátula, transfiro um aro para o centro de cada prato. Aqueço a cobertura e vou colocando o molho cremoso com cogumelos ao redor de cada aro e um pouco por cima de tudo. Retiro cada aro cuidadosamente, salpico com salsinha e um traço de azeite EVO*. Sirvo imediatamente.




Serve 3 porções.

O pulo do ChefCuidado para não deixar as fatias de berinjelas queimarem muito para não interferir na suavidade do sabor do bacalhau cremoso. Em certos pratos esse toque queimado é desejado, como por exemplo nas Berinjelas a Parmegiana, mas no bacalhau ele não é desejado.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!