quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ceviche de Saint Peter

Alla ricetta...
Ingredientes:
3 filés frescos de Saint Peter (usei as chilenas)
1 macinho de coentro
1 cebola roxa
3 pimentas vermelhas, sem sementes, picadas em tirinhas
Suco de limão qb
Gelo qb
Sal qb

À diversão:
Eu pico os filés em cubos e acomodo num bowl com gelo suficiente para preservar a temperatura do peixe.

Em seguida pico a cebola em tirinhas finnas, retiro os cubos de gelo e misturo a cebola.
Agora é a vez das folhas de coentro.
E em seguida das pimentas vermelhas sem sementes e picadas finalemte.
Mexo bem e adiciono o sal e suco de limão.
Vou mexendo e provando para fazer algum ajuste se necessário.
Sirvo imediatamente decorando com um ramo de coentro.

Serve 3 porções.
O pulo do Chef: O coentro pode ser substituído por salsa. Manter a temperatura do peixe bem baixa é muito importante. O peixe precisa ser super fresco.
Aqui não temos dois ingredientes do ceviche original que são o camote e o choclo. São respectivamente um tipo de batata-doce cor de abóbora e um milho muito branco e graúdo. Claro que podem ser adaptados aqui no Brasil com uma das batatas-doce que temos, a branca ou a roxa e com o milho cozido, apesar dos grãos serem muitíssimo menores. A dica é usar nacos da espiga, que deixa o visual muito bonito.
A pimenta usada por eles é o Rocoto, bastante mais picante que a nossa dedo-de-moça!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Bom dia Amigos e Amigas, realmente esta receita é muito BOA , vale a pena conferir com um bom vinho (Casal Garcia)opcão.

    ResponderExcluir
  2. Vejo com muito receio as receitas de ceviche em sites brasileiros recomendarem usarem o peixe totalmente fresco. Em sites de língua espanhola dizem para congelar o pescado por 24 horas, no mínimo. "Para preparar um ceviche, temos indicações da Organização Mundial de Saúde, que afirma que para preparar um ceviche deve-se ter em mente que, como todos os peixes para ser servido cru ou mal, ele pode causar Anisakiasis, uma parasitose causada por Anisakis larvas, que são encontrados no tracto digestivo da maioria das espécies de peixes.Para evitar isso, é necessário congelar o peixe antes de cozinhar, pelo menos, cerca de 24 horas a uma temperatura de -20 ° C ou, pelo menos, cerca de 15 horas a -35 ° C. A outra opção seria a usar peixe congelado para fazer ceviche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naive, obrigado pelo prestígio de sua visita e volte sempre. Obrigado pelo comentário e tenho certeza que muito vai ajudar os visitantes do Cozinha Ousada.

      Excluir
  3. Jorge Aguiar Vicente Viana10 de janeiro de 2020 às 12:55

    Olha Amanda

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!