terça-feira, 21 de outubro de 2014

Pão Integral com Castanha do Pará

Fazer pães integrais é um interessante desafio, principalmente usando-se somente farinha integral, o que adiciona uma dificuldade extra. Com o uso desse melhorador esses pães ficam bastante interessantes e recomendo provar.

Alla ricetta...
Ingredientes:
1Kg de farinha de trigo integral (Dona Benta ou Renata)
550ml de água fria
10g de fermento biológico seco
10g de melhorador de farinha para pães
1/2 xícara de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
125g de castanha do Pará esmagadas grosseiramente
1 colher (chá) de Chia (opcional)
Aveia em flocos qb (opcional)


À diversão:
Eu uso uma planetária KitchenAid (das grandes) e coloco metade do trigo com a água, o fermento, o melhorador e o açúcar no recipiente da batedeira e bato por 3 minutinhos.
Em seguida entro com e restante do trigo, o sal e o azeite de oliva. Bato por mais 3 minutinhos.
Agora, para finalizar, entro com as castanhas do Pará e a Chia. Bato por mais 3 minutinhos.
Deixo a massa descansar por 30 minutos coberto, mas sem tirar do recipiente da batedeira. Passado esse tempo, bato por mais 3 minutinhos e agora retiro do recipiente sobre uma base enfarinhada.
Divido em 3 partes iguais, formo os pães, pulverizo com água e passo cada um deles em aveia. Acomodo nas formas antiaderentes de 22 x 10 x 6,5 cm (comprimento, largura e profundidade) e deixo descansarem cobertos até que dobrem de volume, o que pode levar cerca de 1 hora.
Levo ao forno pré aquecido a 170 graus por 35 a 40 minutos.
Retiro das formas logo qua deixam o forno sobre uma base vazada.
Rende 3 pães de 550 a 600g cada.

O pulo do Chef: A razão de entrar com o sal e o azeite num passo adiante dos demais ingredientes é feita para que as partículas do trigo entrem em contato primeiro com a água e o fermento. Isso facilita a ação do fermento e do melhorador no crescimento.
Podem ser acondicionados em sacos plásticos e guardados sob refrigeração por até 1 semana.
Outras sementes e grãos podem ser adicionados e/ou substituídos. Igualmente, a camada externa também pode sofrer as alterações que se deseja, com o uso de gergelim, por exemplo.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

30 comentários:

  1. Ótima receita, já anotei!!! Sou apaixonada por pães caseiros, não tem aroma melhor!!! Beijos e uma linda semana pra você! =)

    ResponderExcluir
  2. olá, boa tarde ,gostei dessa receita de pão integral , eu gostaria de uma ajudinha de como fazer para aumentar essa receita para dar 3 pães de 775 gramas cada, gostaria de uma ajudinha,obrigado

    ResponderExcluir
  3. posso fazer essa receita sem usar o melhorador de pao?
    posso usar suco de limao nessa receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pela visita. Respondendo sua pergunta, basta vc aumentar proporcionalmente os ingredientes listados na receita e fazer os mesmos passos. Aquela quantidade de ingredientes resulta em 3 pães de aproximados 600g cada. Como vc deseja que eles sejam 30% maiores, esse é o percentual que vc deve acrescentar. Boa sorte.


      Claro que vc pode deixar de usar o melhorador de pães, mas recomendo que vc faça uma receita com e outra sem. Avalie se os benefícios do melhorador atendem suas exigências e então decida usar sempre ou deixar de usar.

      A outra pergunta sobre usar suco de limão já é algo um tanto ousado para um pão. Entretanto, penso que depende das quantidades. Os remédios que nos curam também são potentes venenos que podem nos matar.... a dosagem faz deles remédios ou venenos.
      Ainda comento que quanto se usa fermendo químico (não é esse caso) a adição de algum tipo de ácido, como o suco de limão, ajuda na produção de gases e facilitam o crescimento da massa.
      É o que posso, modestamente, contribuir. Boa sorte.

      Excluir
  4. ola meu nome e ciley adorei sua receita vou esperimentar por favor me responda uma oisa porque os meus paes fica a massa pessada e nao ficam fofinhos quero fazer pra vender mas nao estou acertando agora comprei a farinha renat e estou fazendo a receita que se encontra atraz por favor me de uma dica obrigado

    ResponderExcluir
  5. Cirlei, eu não sei se posso ajudar muito assim distante, Mas vai algumas dicas que podem ajudar a ter um pão mais macio. Usar sempre farinha da melhor qualidade é muito importante, porisso recomendo provar a marca Renata. Outra coisa importante é o fermento: usar sempre o fermento biológico fresquíssimo e gosto da marca Itaiquara. Por último, observar e respeitar sempre os tempos de crescimento e os passos das receitas. Finalmente, a importância do forno e temperatura. Os fornos são diferentes, mesmo os da mesma marca. Existe muita variação nas temperaturas marcadas nos registros. Então, vc precisa conhecer bem o SEU forno. Por exemplo, 35 minutos a 180 graus no meu forno pode produzir resultado muito diferente de 35 minutos a 180 graus no SEU forno. Boa sorte e observe as dicas que podem ajudar. Divirta-se.

    ResponderExcluir
  6. se eu quiser fazer sem o melhorador eu posso ou tem algun ploblema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Recomendo que vc faça uma receita com e outra sem para comparar. Depois decide se usa ou não. Boa diversão.

      Excluir
  7. Olá, é a primeira vez no blog e estou adorando, pretendo fazer do meu hobby uma segunda fonte de renda e estou encontrando aqui um parceiro ideal. Abraço e parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se a em casa e obrigado pelo prestígio de sua visita. Volte sempre.

      Excluir
  8. adorei esta eceita quero saber qual meljor forno e o venvencional ou o eletrico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloisa, vc pode usar quaisquer dos fornos seguindo instrucao do fabricante. Bom divertimento. Volte sempre.

      Excluir
  9. Tem como fazer na Máquina de pão, só que uma quantidade menor, será que dá pra fazer com 50% dos ingredientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea Cristine, eu sinto muito mas não posso ajudar pq não tenho máquinas de fazer pão. Sugiro q vc faça alguns testes e provas para ajustar a receita às suas necessidades. Boa sorte.

      Excluir
  10. Olá, Erney! Tudo bem? Gostaria de saber o tamanho da sua forma para que eu possa fazer uns ajustes na quantidade de ingredientes. Moro sozinha e uma receita que rende 3 pães é muito pra mim. Fora que no olhômetro, desconfio que essas 3 formas que vc usou são menores do que a única que tenho em casa.
    Outra dúvida que me ocorreu agora: vc coloca a massa na forma só pra ela ficar nesse formato mesmo ou é possível eu moldar o pão num tabuleiro, como se fosse um baguete?
    Obrigada! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, essas formas que usei são consideradas de tamanho médio. Medem 22cm de comprimento por 10cm de largura. Têm 6,5cm de profundidade. Eles podem sim serem feitos como um pão normal, sem ser colocado em formas, como vc sugeriu. Sucesso e depois compartilhe aqui o resultado da sua experiência. Volte sempre.

      Excluir
    2. Erney, obrigada pela resposta. Só agora que vi. Mas uma coisa que me chamou muito a atenção nessa sua receita é o fato de vc usar apenas farinha de trigo integral. Não fica uma massa pesada? Finalmente acertei o jeito de fazer uma receita de pão que a minha mãe me passou, mas sempre ouvi falar que para o pão integral ficar macio, deve-se usar metade da farinha branca e a outra metade integral. Mas seus pães estão com uma aparência tão bonita que comecei a duvidar dessa história de que precisa obrigatoriamente da farinha branca. Além disso tô encantada por não ir ovo, nem leite, o que torna essa receita uma ótima opção vegana. Adorei!!!

      Excluir
    3. Oi Tatiana, compreendo perfeitamente seu dilema! É mesmo de duvidar que um pão preparado apenas com farinha integral possa ter essa textura. Mas, tenho conseguido resultados super interessantes com essa receita. Então, só posso deixar a vc um desafio: prepare uma partida seguindo atenciosamente os passos e com os ingredientes recomendados. Depois compartilhe o resultado. Espero que vc seja surpreendida positivamente tanto quanto eu fui.
      Aproveito e divido com vc uma mania que tenho... quando vejo uma receita e gosto dela, faço uma vez seguindo rigorosamente os passos, as quantidades e os ingredientes. Conforme o resultado da primeira preparação, faço ajustes e chego então na minha receita ideal.
      Boa sorte e divirta-se! Aguardo o resultado de sua empreitada!

      Excluir
    4. Desafio aceito! Vou apenas adaptar as quantidades para render apenas 1/3, pois moro sozinha e isso seria pão demais pra mim. (Minto! Vou retirar a aveia também, pois sou alérgica. Mas sei que isso não influencia na textura, né? Vou ver se tenho gergelim em casa pra usar.)
      Aproveitando o papo compridíssimo (gosto de encompridar conversa! rs!), gostaria de te mostrar a receita adaptada pela milésima vez que é o pão nosso de cada dia lá em casa: http://cozinhatatica.blogspot.com.br/2016/07/pao-integral-de-castanha-do-para-e.html Longe de mim ter pretensão de virar blogueira como vc, isso é apenas pra eu parar de perder as minhas receitas favoritas. Mas raramente lembro de alimentar o meu "caderno virtual de receitas" (que é como eu chamo o meu blog.)
      Obrigada pelo retorno tão rápido, viu? Beijo grande!

      Excluir
    5. Visitei sem blog. Parabéns, pois já está com cara boa! Estou aguardando os resultados de seu teste. Boa sorte e divirta-se.

      Excluir
  11. Erney, eu já faço pão integral ha muito tempo. Minha dúvida é que 3 a 4 dias o pão começa a esfarinhar. Não sei o porque. Gostaria que me ajudasse neste caso. Uso farinha integral, farinha branca, oleo soja, farelo de trigo, germem de trigo, semente de linhaça, aaçucar mascavo e passas.
    Mauricio-Contagem-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício, eu acho que o que está acontecendo com seu pão está relacionado com dois dos ingredientes que vc está usando, o farelo de trigo e o gérmen de trigo. Ambos são grossos e muito secos. Recomendo duas coisas a vc: a primeira é reavaliar as proporções das farinhas e diminuir essas duas mencionadas; a segunda é substituir essas duas farinhas por farelo de aveia. A aveia é um dos mais completos alimentos, seu farelo é menos seco que as mencionadas e vale muito a pena provar.
      Desejo sucesso e compartilhe aqui o s resultados.

      Excluir
  12. Gostaria da saber o que está acontecendo com meu pão integral pois depois de uns 3 dias ele começa a esfarinhar. Ao cortar as fatias ele desmonta. Os de supermercados parecem uma mola podemos dobrá-los e não esfarinham. o que Fazer? Não uso conservantes será isso?

    ResponderExcluir
  13. vou fazer se gostar vou dar o meu voto. obrigada.

    ResponderExcluir
  14. ESTAVA PROCURANDO UMA RECEITA DE PÃO INTEGRAL C/ CASTANHA,POIS AMO CASTANHA, NO PÃO ENTÃO FICA DIVINO ,DEPAREI COM ESSA RECEITA JÁ IMPRIMIR E VOU FAZER.ESPERO QUE DÊ CERTO,PORQUE JÁ TENTEI SÓ C/ FARINHA INTEGRAL FICOU UM PORRETE.

    ResponderExcluir
  15. ola sou Fernanda do Ceará, pode repassar qt da receita para um pão pequeno?

    ResponderExcluir
  16. Adorei a receita ..ficou delicioso pão .. obrigada.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!