quarta-feira, 13 de maio de 2020

Casarecce ao Ragu de Camarões

Cozinhar no mar também tem sua dose de aventura! Você sabe os ingredientes que tem, a potência de fogo disponível, o tamanho das panelas, frigideiras, panelas... e acho que mais nada. Não sabe certo o número de amigos que estarão juntos na hora de servir e nem exatamente que tipo de frutos do mar estará disponível nos barquinhos-mercado.
Nesse dia procuramos muito, mas muito mesmo, os camarões grandes, bem grandes pra fazer um casarecce imponente e vistoso. Por mais que navegamos com o bote de apoio não tivemos sucesso.
Por fim, encontramos um pescador que tinha os camarões 7 barbas. São pequenos, mas são os preferidos dos pescadores pela potência de sabor. Por outro lado, mais frescos impossível!!! E vamos à diversão sempre com a ajuda indispensável do amigo marinheiro Leandro Seguimento...   

Alla ricetta...
Ingredientes:
500g de casarecce italiano seco
1,5 kg de camarões 7 barbas
400g de tomates picados em cubos
1/2 cebola picada em cubinhos
2 dentes de alho esmagados
2 talos de salsão picados
Cebolinha verde picada qb
1 colher de manteiga
1 pitada de páprica doce
Azeite de oliva qb
Sal qb


À diversão:

A primeira coisa a fazer nesse preparo é a limpeza dos camarões e também o que vai levar mais tempo. Depois fica tudo mais rápido e simples. Colocamos o casarecce para cozinhar e água fervente com sal e vamos monitorando.
Levamos uma panela ao fogo com azeite e manteiga, aquecemos bem e fritamos a cebola, alho, salsão, páprica. 
Com essa base pronta juntamos os tomates e deixamos refogar por 3 minutos.
Juntamos os camarões, mexemos, salgamos e deixamos cozinhar por 7 a 8 minutos.
Conferimos a textura da pasta, escorremos reservando uma parte da água do cozimento e juntamos sobre o molho.
Juntamos um pouco da água do cozimento, conferimos e ajustamos o sal.
Por fim, um punhado de cebolinha verde pra finalizar.
Servimos imediatamente. Quantidades para aproximadamente 6 boas porções.

O pulo do Chef: o que posso destacar de dicas nessa preparação é o ponto de cozimento da pasta que deve ser "al dente" e também a limpeza dos camarões. Com são pequenos muitos cozinheiros acham que as tripinhas são insignificantes e como dá muito trabalho para retirá-las é mais um motivo para "fechar os olhos". Mas é importante considerar que o conteúdos das tripinhas é exatamente o mesmo que contém os camarões grandes.
Finalmente, a água do cozimento da pasta é tesouro na finalização de todos os pratos com pasta cozida, pois dá o fechamento do molho pela quantidade de amido que contém. 

Preparado nos mares de Paraty RJ. Esse é o mercado de pescados:

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!