quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pastéis de Belém

Antes de tudo é bom lembrar que existe muito folclore e mistérios sobre os Pastéis de Belém, esse doce lusitano delicioso, também conhecido por nomes diferentes, como Pastéis de Natas e alguns outros.
Consta que sua receita seria protegida e guardada como segredo de estado e que não se conseguia reproduzir sem desvendar os ingredientes e o "modo de fazer" lá dos nossos patrícios tão respeitados e importantes na nossa história.
Seja realidade ou não, pouco importa. Fato é que com isso eles ganharam fama e admiradores... e afinal, é o que importa!

Outro dia eu estava conversando com um novo amigo que tenho chamado Mario, mas não é o Mario Sbattuto - este é italiano. O Mario que falo é português legítimo, amigo íntimo dos vinhos, bom papo, atencioso, respeitável gourmet... Recebemos, a Suzy e eu, com alegria, o gentil convite da Claudia e do Mario pra jantar na casa deles, onde teve uma sobremesa muito interessante chamada "Mexido" feita com gemas de ovos, nozes, pão esfarelado e outras especiarias. Uma delícia!
Aproveitei pra perguntar pro Mario o que era feito com as claras dos ovos, já que uma infinidade de doces portugueses são feitos com as gemas. Para surpresa, o Mario explica que o "subproduto" eram as gemas e não as claras... As religiosas da época usavam muitas claras de ovos para engomar os hábitos religiosos que usavam e as gemas sobravam e não poderiam ser simplesmente descartadas. Assim, surgiu a utilização das gemas nos doces portugueses pra felicidade de todos!

Alla ricetta...


Ingredientes
Para a Massa:
300g de farinha de trigo tipo 00 (a mais fininha que existe. Pode ser Renata)
250g de manteiga sem sal (em temperatura que possa ser espalhada facilmente, mas não derreta)
1 pitada de sal
Água qb


Para o Recheio:
250ml de creme de leite fresco
5 gemas de ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
Açúcar cristal ou branco qb
Canela em pó qb
Ingredientes do recheio.


Mão no Recheio:
Eu preparo um banho-maria. Num pirex redondo, coloco o açúcar, as gemas e o creme de leite.
Gemas e açúcar... aguardando o creme de leite.
Com um batedor misturo bem e coloco no banho-maria. Sigo mexendo sem parar até o composto engrossar.
Já está no banho-maria.
Observo o ponto nas costas da colher. Demora a escorrer.
Retiro do fogo e deixo esfriar. Reservo.

Mão na Massa: (alternativa para a massa no "O pulo do Chef" logo abaixo)
Eu misturo o sal na farinha, levo sobre a mesa enfarinhada de trabalho e adiciono água, pouco a pouco, até formar uma massa bem ligada e macia para ser trabalhada. Abro com ajuda de um rolo, no formato mais retangular possível.
Divido a manteiga em 4 partes iguais, espalho uma das partes sobre a massa aberta e enrolo como se fosse um rocambole. Levo uns 15 minutos para a geladeira protegido por plástico.
Retomo o rocambole e abro com o rolo, novamente, no formato mais retangular possível. Passo a segunda parte da manteiga, enrolo como rocambole. Levo outros 15 minutos para a geladeira protegido por plástico.
Repito a mesma operação com as duas partes restantes de manteiga. Ao final, levo a descansar na geladeira por 30 minutos.
Levo em conta o formato e o tamanho das forminhas de alumínio (do tipo para fazer empadinhas) que tenho para porcionar as quantidades. Corto fatias do rocambole na espessura suficiente para acomodar dentro de cada forminha e cobrir toda a superfície subindo por toda a borda... fatias com cerca de 1,5 ou 2cm serão suficientes.
Forminhas de 6cm com fundo removível.
Usando a Massa Pronta
Com Arosa, corto 1/3 da embalagem. Divido em 3 partes.
Depois divido cada um deles ao meio.
Acomodo em cada forminha fazendo subir nas bordas.
Coloco todas numa forma de alumínio para levar ao forno.
Faço esse processo com os dedos e utilizo um pulverizador com água para facilitar o manuseio.
Preencho com recheio, cuidando para não encher muito.
Em 3 delas salpico com açúcar cristal para dar outro efeito.
Levo ao forno préaquecido a 180/200 graus.
25 ou 30 minutos depois estão prontos.
Na hora de servir, pode ser pulverizado com açúcar e canela em pó!
Assim ficam os que não receberam açucar cristal na superfície.
Assim ficam os que foram cobertos com açúcar cristal.
... e assim ficam todos eles por dentro... massa super crocante e recheio super cremoso.
O pulo do Chef: Existe no mercado algumas marcas de massas folhadas que podem ser utilizadas para facilitar a vida, já que seu preparo dá muito trabalho e toma muito tempo. Essa receita está feita com a Arosa, mas existem outras.
Para quem gosta do sabor marcante da canela, pode ser pulverizada com açúcar por cima do pastel.
Podem ser servidos quentes, como é costume lá na terrinha! Mas não fica devendo nada se servido frio.
Também podem ser cobertos com calda de suco de laranja bem reduzido. Um pouco da acidez equilibra bem o doce do pastel.


Rende 6 doces.
Deixe aqui abaixo sua avaliação num simples clique...
Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Ney, sabe que este e um dos meus (poucos) doces preferidos? Acho que quebro qualquer promessa por esse pastel de belem..........
    a) Sueli, from aeroporto de Orlando, rumo a Houston p/ finalmente estar de volta ao lar........

    ResponderExcluir
  2. Sueli, então está explicado o motivo dos acessos vindos dos EUA terem crescido tanto!!! Já de volta pra casa e preparamos alguns deles pra vc conferir como ficaram bons! Boa viagem de volta, mesmo porque vc está com a pessoa que sem ela minha vida não tem sentido.
    Nos vemos amanhã cedo. Abração, Erney

    ResponderExcluir
  3. Olá parabens pelo blog queria saber aonde posso comprar a farinha tipo 00 pois ando a procura dela e não encontro em Aveiro aonde a compra? Queria experimentar para fazer pizza pois tenho visto que é a que recomendam...

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Brasil, tenho encontrado em São Paulo, nas casas especializadas em importados. A farinha é de origem italiana. Já temos por aqui boas e equivalentes farinhas nacionais como a marca Renata, que uso muito.
    Na verdade o que diferencia uma e outra é o processo de moagem. A tipo 00 é finíssima, muito mais fina que a tipo 0.
    Adiciono um comentário que a tipo 00 é mais indicada para receitas finas, como as sobremesas e doces sofisticados. Para a massa de pizzas não é necessário seu uso, já que a receita tem um ar de bastante rusticidade.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita, estou louca para fazer!!!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!