sábado, 27 de novembro de 2010

Cantucci

Amanhã a Neiva e o Fernando me convidaram pra uma feijoada... é aniversário da Neiva! Que maravilha poder compartilhar momentos como este!
Como digo sempre, adoro ter amigos "bem na cena", "bacanas"... podendo muito, sabe como é?! Mas por outro lado é difícil presenteá-los nessas ocasiões.
Amanhã preciso fazer algo especial... algo que não se pode comprar em nenhum lugar... Simples assim, algo especial como a amizade deles!


Então pensei: Porque não uns biscoitos especiais?!
É isso, concluí!
Fui buscar no meu caderninho onde tenho anotado algumas receitas, herdadas da Nonna Concchetta e lá estavam os Cantucci olhando pra mim...!



Vai ser isso e algo mais: Vai de quebra um Pão de Linguiça Calabresa, um Italiano dos Cascudos e um Pão de Torresmo... afinal eu não posso perder minha "fama de mau"... vou tentar atrapalhar a feijoada da Neiva!!! Vamos ver como me saio.


Alla ricetta...


Ingredientes:
100g de amêndoas inteiras com cascas... dão todo o contraste ao biscoito!
100g de açúcar branco
100g de farinha de trigo 00 (pode ser a farinha especial como a Ranata)
Raspas de limão siciliano pequeno (se for grande usar a metade)
1 colher (café) de fermento químico
3 claras de ovo
1 pitada de sal


Mão na Massa:
Eu coloco pra bater - numa boa planetária - as claras com sal até ficar bem firmes. Junto o açúcar pouco-a-pouco até chegar num ponto de merengue.
O composto ainda na planetária sendo finalizada.
Misturo o fermento na farinha e com um batedor vou incorporando no merengue. Finalmente junto as raspinhas do limão e as amêndoas.
Esse composto vai pra dentro de uma forma forrada com carta-forno (papel manteiga) e levo ao forno a 180 graus por uns 35/40 minutos ou até ficar bem coradinho.
Forração da forma com carta-forno preparada para receber o composto.


Composto acomodado na forma e pronto para ir ao forno.


Retiro do forno, removo o papel que envolve e corto em fatias mais fina possível com uma faca de pão bem afiada e comprida.
Processo de fatiar e voltar ao forno para tostar.


Deito as fatias numa forma e volto ao forno por uns 10/15 minutos ou até que fiquem coradinhas. Dou um giro nas farias se necessário. Depois de tostadas e coradas, retiro e deixo tomar ar por todos os lados.


Os Cantucci são muito versáteis e podem fazer lindas combinações com sobremesas como esta Canjica super valorizada quando servida com um cantuccio "espetado" na tacinha! Ela ganha um ar de sofisticação e um contraste super agradável.


O pulo do Chef: Para manter os biscoitos crocantes precisam esfriar tomando ar por todos os lados e serem guardados em embalagem hermética.
Outra dica importantíssima é comer os biscoitos com café amargo - eles se encarregam do açúcar -, com um Porto branco ou tinto, com um "passito", um vinho santo italianíssimo ou algum outro nessa linha dos enriquecidos alcoólicos.


Deixe aqui abaixo sua avaliação com um simples clique...
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Caro Erney, humm.... me deu água na boca. Sou fanático por esse tipo de iguaria. Vou fazer e depois conto se me saí bem. Forte abraço, Peco.

    ResponderExcluir
  2. Olá,fiz os cantucci,gostei,só q ficou duro demais ,no dia seguinte,será q ficou tempo demais no forno...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, antes de tudo, obrigado pelo prestígio de sua visita. Aproveito e comento com vc que os Cantucci são biscoitos, ou "biscotti" em italiano, o que significa "cotti due volte" - assados duas vezes - ou seja, "bis" "cotti". Uma de suas características é a elevada crocância adquirida pelos dois processos de cozimento. Os italianos gostam de comer esses biscotti molhando em café amargo, vinho santo, etc. como parte das sobremesas. Dessa maneira, eles suavisam a elevada crocância. Recomendo que vc prove assar um pouquinho menos ou que corte as fatias um pouquinho mais grossas para chegar ao ponto do seu agrado. Saúde!

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!