sexta-feira, 14 de junho de 2013

TruTas com TruFas

As características marcantes desse prato é a exploração completa da suavidade da carne das truTas e o toque aromático das truFas afrodescendentes. Claro que seu colorido é um espetáculo especial... festa aos olhos, festa ao paladar! Bom apetite!
Alla ricetta...

Ingredientes:
2 filés de truTas com pele (eu uso a NR)
400g de tomates italianos, pelados, picados grosseiramente (1 lata)
1 dentinho bem pequeno de alho esmagado
1/2 abobrinha, descascada, sem sementes, picada em cubos
10 Scalogni* inteiros
150g de spaghetti* italiano 
Açúcar qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
Fatias finas de truFas afrodescendentes
2l d'água para cozimento
Sal grosso qb
* ver Glossário
Mãos nas TruTas

Pré:
1 - Tempero os filés de truTas apenas com sal e um traço de azeite massageando com as mãos todo o lado da carne. Reservo.
2 - Levo uma panela pequena ao fogo com azeite e o alho amassado, deixo apenas o tempo necessário para que se conheçam. Entro com os tomates, salgo e deixo apurar. Antes de cortar o calor, corrijo a acidez com o açúcar. Reservo coberto.
3 - Levo os 2 litros de água ao fogo numa panela suficiente, adiciono sal grosso para o cozimento da massa e vou monitorando a chegada da fervura.
4 - Noutra panela, fervo outro tanto de água levemente salgada. Entro com os scalogni* e com os cubos de abobrinha apenas por alguns minutos. Escorro. Interrompo o cozimento com água fria e reservo.

Preparo:
Coloco o spaghetti* para cozinhar e vou monitorando o ponto "al dente"*.
Levo uma sartén* antiaderente ao fogo alto com um traço de azeite. Entro com os scalogni* e os cubos de abobrinha pré-cozidos. Ajusto o sal e reservo aquecidos.
Na mesma sartén* adiciono mais um tracinho de azeite e deito os filés com a pele para baixo. Dois minutos dou o primeiro tombo nos filés com ajuda de duas espátulas para não romperem. Dois minutos mais, viro novamente, retorno os scalogni* e os cubos de abobrinha, deixo mais uns instantes para finalizar.

Volto a acender o fogo do molho, entro com um tracinho da água do cozimento da massa para ligar, mexo bem, confiro o sabor e retifico se necessário. Testo o ponto de cozimento da massa, escorro.
Retiro os filés para os pratos aquecidos. Distribuo sobre eles os scalogni* e abobrinha, coloco algumas fatias de trufas fazendo com que elas tenham contato com o calor dos filés. Acomodo uma porção de spaghetti* ao lado, cubro generosamente com molho e acomodo mais fatias de trufas também fazendo que tenham contato com o calor do molho e sirvo imediatamente.
Bom apetite!!!
Serve 2 porções.

O pulo do Chef: Apesar de ser um apaixonado pelas trufas e seus aromas, afirmo que esse prato pode sobreviver sem elas. As trufas entregam um aroma bastante interessante, mas não essencial. Caso você, caro visitante, decida usar as trufas, nesse ou em outros pratos, recomendo que elas sejam adicionadas no final do preparo, momentos antes de servir e que tenham contato com o calor para que entreguem seus característicos aromas. As trufas brancas, mais caras, bem mais caras, ou a adição de um tracinho delicado de azeite trufado por ser usado, bem como a substituição do peixe a seu gosto.
Colocar sal na água fervendo pode causar acidentes, então, melhor adicioná-lo ainda com temperatura baixa.
Aquecer os pratos antes da montagem final é sempre muito importante para que eles não roubem temperatura dos ingredientes. Eu coloco um tracinho de água em cada um deles, empilho e levo ao Microondas o tempo suficiente para ficarem aquecidos.


Minha recomendação é o uso das Trutas NR, criadas em Sapucaí Mirim. Elas podem ser encontradas na Rede Pão de Açúcar onde são comercializadas com a marca Taeq.
(minhas recomendações não têm nenhum cunho comercial)

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!