sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Lagosta com Flan de Camarões

Aqui temos praticamente duas receitas em uma. Embora a lagosta seja a estrela, quero destacar o Flan de Camarões que pode ser excelente acompanhante de muitos outros pratos de frutos do mar e também pode ser adaptado e preparado com diversos outros sabores.
É muito delicado e atribui um toque bastante sofisticado a um jantar especial, como este que preparei pra Suzy.
Alla ricetta...
Ingredientes:
2 caudas de lagosta (aproximadamente 450g) cortadas na longitudinal, limpas e isentas do fio digestivo

Para o flan:
100g de camarões pequenos limpos
2 ovos grandes
150ml de leite integral
80ml de creme de leite fresco
20g de manteiga em temperatura ambiente
1 tablete (dos pequenos) de caldo de camarão ou peixe
Para a guarnição
1 batata-doce
1 macinho de folhas de espinafre
1 colher (sopa) de alcaparras
1/2 limão-cravo
2 tomatinhos-cereja
Folhas frescas de tomilho qb
2 brotos de espinafre para decorar o flan
Pimenta do reino verde para decorar o flan qb
Manteiga qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
Forminhas de alumínio

Preparo:
A primeira coisa que faço é cuidar de preparar os flans. Coloco água para ferver preparando o banho-maria e coloco o forno para aquecer. Unto bem as forminhas de alumínio e reservo.
Salteio muito rapidamente os camarões num tracinho de azeite, sem sal. Metade deles, pico com uma boa faca em cubinhos bem pequenos e reservo. A outra metade coloco diretamente num processador e acrescento os ovos, o leite, o creme de leite, a manteiga e o tablete de caldo.
Processo bem, acrescento a parte de camarões picadinhos, mexo e encho as forminhas. Acomodo dentro de outra forma maior, despejo a água já aquecida e levo ao forno por 35 ou 40 minutos a 160/180 graus.

Enquanto os flans assam, cuido da guarnição. Descasco e fatio a batata-doce e coloco para cozinhar em água. Salteio as folhas de espinafre em azeite e sal (pouco) e depois de murchas adiciono as alcaparras. Reservo. Retiro as fatias da batata-doce diretamente para a sartén, salgo e deixo dourar. Reservo junto com o espinafre aquecidos.
Preparo os demais ingredientes para a decoração picando o limão-cravo em cubinhos, corto ao meio o tomatinho, desfolho o tomilho e escolho os brotos mais bonitos de espinafre.
Flans quase assados, guarnições prontas, é a hora das caudas de lagosta.
Levo uma boa sartén ao fogo com um traço de azeite e uma ponta de colher de manteiga, deixo aquecer bem e entro com as metades de caudas com as cascas para baixo que vão ficando avermelhadas com o aumento da temperatura.
Deixo uns minutos e faço a primeira virada, agora com a carne em contato com a sartén. Deixo mais uns minutos e viro novamente, agora adicionando sal. Com  a ajuda de uma pinça descolo a carne da casca e dou uma rolada sobre a sartén para ficar salteada por igual. Volto para dentro da casca, retiro e reservo aquecida.
Confiro o ponto dos flans. Quando a superfície fica corada está no ponto de sair do forno. Retiro e vamos à montagem.

Montagem:
Descolo as bordas do flan, giro no centro do prato. Acomodo duas metades de cauda de lagosta em volta do flan formando uma corôa.
Guarneço com fatias douradas de batatas-doce, espinafre, alcaparras, metades de tomatinhos-cereja. Decoro com folhas de tomilho, cubinhos de limão-cravo e um broto de espinafre sobre o flan. Para quem gosta, um tracinho de pimenta-do-reino verde.
Bom apetite

Serve 2 pessoas.

O pulo do Chef: Eu não coloco sal nas caudas de lagosta até que estejam seladas para evitar que juntem excesso de umidade. Dependendo do tamanho das caudas é necessário descolar a carne da casca e passar na sartén para ficar com cozimento uniforme. Quanto maior, mais esse procedimento será necessário.
A limpeza da lagosta é outro passo importante: no centro da cauda passa uma "tripinha digestiva" que precisa ser descartada. Para cortar a cauda na longitudinal eu uso uma faca de pão grande entrando pela parte inferior onde a casca é mais fina. Chegando até a casca superior fica mais fácil forçar a faca contra uma placa de polipropileno. De qualquer forma, é uma operação que requer bastante cuidado para evitar acidentes.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Ney, esse flan de camarão deve ser um tesão (é interessante um doce com ingredientes salgados) . Fico imaginado se outras mesclas dariam certo: já pensou em fazer um sagú com caldo de camarâo/peixe?? Seria um tipo "falso caviar"...Beijão pra vc e pra Suzi. Luigi

    ResponderExcluir
  2. Luigi, fica muito interessante mesmo. É uma textura no salgado que não estamos muito acostumado a provar. Já o sagu... é pra pensar e provar. Abração pra Vera tb.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!