terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cauda de Lagostas salteadas com Gnocchi de Semolina aos Camarões

Alla ricetta...
Ingredientes:
Para as lagostas salteadas:
6 lagostas pequenas (750/800g no total)
Noz moscada ralada na hora qb
Pimenta vermelha desidratada e moída qb
Vinho branco seco qb
1 colher (sopa) bem rasa de manteiga
Azeite de oliva qb
Sal qb
Para decorar a montagem dos pratos:
6 mini torradas
Caviar negro de Capelin qb
Raminhos de tomilho/salsinha

Para o acompanhamento:
6 porções de Gnocchi de Semolina aos camarões e alho poró (receita AQUI)

Para o molho:
Vinho branco seco qb
400ml de creme de leite fresco (pode ser um pouco mais)
3 tomates maduros, firmes, descascados, sem sementes e picados em cubos
Salsinha bem picada qb
Sal qb

Mãos nas Lagostas:
Eu corto as caudas das lagostas ao meio, na longitudinal, com uma boa faca de cortar pães, lavo bem, tempero com sal, noz moscada e pimenta e deixo descansar.
Numa boa sartén, de tamanho suficiente para acomodar todas as 12 metades das caudas, aqueço um traço de azeite e a manteiga. Entro com as caudas com as cascas viradas para baixo para que tenham o primeiro impacto de calor já ganhando a coloração avermelhada.
Com a ajuda de uma pinça dou o primeiro giro nas caudas colocando a carne para baixo e começar a tostar.
Deixo fritar um pouco e entro com um bom traço de vinho branco para formar um pouco de caldo que vai ajudar no cozimento das caudas sem ressecar. Se for necessário acrescento um pouquinho mais de azeite. Como as caudas são de lagostas pequenas, cerca de 5 minutos depois da virada serão suficientes.
Da sartén as caudas devem ser reservadas aquecidas e a mesma sartén será a base para o molho do gnocchi de semolina aos camarões e alho poró.

Mantenho a sartén em fogo baixo depois de retirar as caudas, entro com um traço de vinho branco para deglacear o fundo e a lateral da sartén. Imediatamente entro com o creme de leite, mexo bem e espero reduzir para ganhar cremosidade. Entro finalmente com os cubinhos de tomates, provo e ajusto o sal se necessário. Um toque de salsinha e está finalizado. 

Montagem dos pratos:
Eu espalho 6 pratos pré aquecidos sobre uma bancada, adiciono boa porção de gnocchi, uma torradinha de um lado com uma porçãozinha de ovas de Capelin, um raminho de tomilho/salsa e finalizo com duas caudas de lagostas, uma virada de cada lado para mostrar a beleza das cores e uma concha de molho sobre os gnocchi.
Sirvo imediatamente. Bom apetite!
Porção para 6 pessoas como prato único.

O pulo do Chef: É necessário retirar uma "tripinha", parecida com aquela que fica nas costas dos camarões, só que na lagosta ela atravessa todo o centro da cauda.
Se as caudas forem grandes é importante fazer um pré cozimento de uns 10 minutos em água e deixar esfriar dentro da água antes de saltear.

Deixe sua avaliação abaixo com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!