quarta-feira, 3 de maio de 2017

Tortelli de Ricota e Parma

Esse prato foi o principal testado no Workshop de 07/Abril/2017 em Valinhos. Garanto que são duas delícias, fazer e comer!

Alla ricetta...
Ingredientes:

Massa:
700g de farinha de trigo
300g de farinha de trigo grano duro
11 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal qb

Recheio:
200g de presunto do tipo Parma
300g de ricota
300g de cream cheese
6 nozes
Folhas de tomilho fresco
Sal qb (só para correção, se necessário)

Molho:
24 tomates maduros descascados sem sementes
8 dentes de alho
Azeite de oliva qb
Sal qb
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Servir:
Parmesão ralado qb

Salsinha picada qb
Azeite de oliva qb


À diversão:
Massa: coloco a farinha na mesa de trabalho, buraco no meio, ovos, azeite e sal dentro dele, com a ajuda de um garfo bato tudo e vou integrando a farinha.
Sovo por 20 minutos sem parar até que a massa fique bem lisa. Protejo com filme plástico e levo a descansar 30 minutos (pelo menos) em refrigeração.

Recheio: tudo junto no processador, menos as nozes. Processo bem até obter um creme. Se necessário ajusto a textura com leite, mas normalmente não é. Junto as nozes e processo um pouquinho mais, deixando aparecer pequenos pedaços para conferir certa crocância ao recheio. Reservo.

Molho: descasco os tomares, descarto as sementes, pico em cubos médios. Levo uma sartén ao fogo com azeite e alho e deixo que se conheçam bem. Entro com os cubos de tomates e deixo ganhar temperatura iniciando a fervura. Baixo o fogo e cozinho por 10 minutos. Dissolvo o trigo num copo com pouca água, bato bem para desmanchar os grumos, e adiciono ao molho mexendo rapidamente. Deixo cozinhar por mais 5 minutos e reservo.

Levo água ao fogo para cozimento.

Retomo a massa, coloco um tanto de recheio num saco de confeitar, abro mantas bem finas com a massa com ajuda de um rolo (ou máquina). 

Corto retângulos de 7 a 8cm de lado, coloco um tanto de recheio no centro, formo os tortelli e vou reservando em mesa enfarinhada.
Salgo a água de cozimento e entro com a massa cuidando para não romper os tortelli.

Monitoro o ponto, que vai levar aproximados 5 minutos.

Montagem: coloco uma boa concha de molho em cada prato, acomodo 6 tortelli sobre o molho, mais meia concha de molho no centro, decoro com salsinha e sirvo imediatamente.

Ofereço um parmesão da melhor procedência à mesa para ser ralado sobre a massa de acordo com o gosto.



Essas quantidades são suficientes para aproximados 80 tortelli e servimos 12 pessoas.


O pulo do Chef: Já aviso que a massa vai sobrar e outro destino precisa ser dado a ela... e opções não faltam. Nos cortes dos retângulos sobram as bordas e dependendo da espessura desejada, a quantidade de massa pode variar. O importante é que essa quantidade será suficiente para a quantidade indicada.

O trigo no molho é bem importante para que ele não "abra", isto é, para que você não veja aquela "aguinha" separando do molho nas bordas do prato.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!