sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Namorado com Molho de Alcaparra e Alice

Esta receita foi inspirada no restaurante Dal Pescatore da Famiglia Santini e foi preparada no workshop de 22/JUN/2018 na casa dos Fernandes em Sousas.

Alla ricetta...
INGREDIENTES:

Para o Molho:
Salsinha fresca picada qb
4 colheres (chá) de alcaparra picadas
2 filés de alice
4 dentes de alho bem picadinhos
Suco de limão qb
Azeite EVO qb

Para o Peixe:
13 nacos de lombo de Namorado (2 kg aproximados)
4 talos de salsão picados em cubinhos
1 funcho grande picado
4 cebolas roxas cortadas em 4
Água fria (vinho branco opcional) qb
Sal qb

Para a Polenta Abbrustolita:
500g de polenta pré cozida
Manteiga qb
Azeite EVO qb

Sal qb
Água (2 x o volume da polenta)

Para os Aspargos:
2 maços de aspargos frescos, despelados e cortados em viés
Manteiga qb
Azeite EVO qb
Sal qb

PREPARO:

Molho
Juntar todos os ingredientes numa panela, cobrir com azeite, levar ao fogo até ferver, reservar numa molheira.

Peixe:
Acomodar os nacos de peixe numa panela em camada única, cobrir com água fria, juntar o salsão, funcho e cebolas roxas. Salgar. Levar ao fogo até ferver, apagar o fogo e deixar amornar até o empratamento.

Polenta Abbrustolita:
Dissolver a polenta em água fria, salgar, levar ao fogo mexendo sempre até dar o ponto, juntar manteiga e azeite e misturar bem. Passar para uma travessa e deixar esfriar. Cortar 13 pedaços e saltear em manteiga até dourar.

Aspargos:
Separar os ponteiros para decorar, saltear os demais pedaços em manteiga e azeite. Salgar. Reservar para o empratamento.

EMPRATAMENTO:
Em pratos aquecidos, acomodar um naco de peixe, 1/4 da cebola, algumas pétalas de funcho, alguns pedaços de aspargos, 2 pedaços de polenta, decorar regando com molho, ponteiros de aspargos e uma folha de salsinha.

O pulo do Chef: Esta receita está preparada com polenta pré cozida. Se não tiver uma italiana, pode ser uma Polentina Quaker. O peixe Namorado é muito adequado para essa receita, mas pode ser substituído por outro da mesma categoria, como Robalo, Cioba, Pescada Cambucu, etc.
Para aquecer pratos basta ter uma panela com água bem quente sobre o fogão, colocar uma boa conchada de água no prato, esperar alguns segundos, retornar a água à panela, secar rapidamente e iniciar o empratamento.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!