quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Chutney de Manga

Meu falecido pai, o velho Irineu, tinha verdadeira aversão pelas misturas de salgado e doce! Me lembro que uma vez chegou a se levantar da mesa diante de um Peru a Califórnia, completamente indignado com aquelas fatias de abacaxi "estragando" aquele maravilhoso peru assado!
- Coma só o peru! Dizia minha mãe.
- Agora ele já está "contaminado" pelo açúcar. Respondia ele.
- ... e tem mais: Eu não sou formiga!!! Fazia questão de complementar.
Eu não estou muito seguro em imaginar como ele se comportaria diante de um chutney acompanhando uma daquelas carnes assadas e bem gordurosas que ele adorava comer!... Mas quem sabe pelas características AGRIdoce do chutney ele não se curvaria e mudaria seus conceitos e a forte rejeição?! Quem saberá!!!


O Chutney, nesse caso preparado com Mangas, é um acompanhamento que harmoniza incrivelmente bem com as carnes assadas de sabores mais intensos e com certo teor de gordura. Sua base agridoce se encarrega do casamento perfeito... semelhança pela acidez - das gorduras e do "agri" do chutney, contraste pelo doce-salgado.


Vale a pena provar e também outras variações deles, com outras frutas e até de tomates. Este das fotos acompanhou um belíssimo pernil suíno, marinado por 3 dias em vinha d'alho e ervas, depois assado em fogo "doce", lentamente, por 6 horas, das quais 5 delas protegido por alumínio e a última totalmente nu para ganhar cor. Qualquer hora dessas coloco aqui a receita.


O Natal está próximo e essa é uma excelente oportunidade para ter o chutney como convidado de honra nas ceias!!!


Alla ricetta...
Ingredientes:
2 Kg de mangas maduras, firmes, picadas em cubos (4 a 5 mangas)
500g de mangas maduras, batidas no liquidificador (1 manga grande)
350g de açúcar cristal
400ml de vinagre branco
10 dentes de alho bem batidinhos
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon com sementes
2 colheres (sopa) de sementes de papoula
2 pimentas dedo-de-moça, sem sementes, picadas a Juliene
Salsa picada qb
4 colheres (sopa) de Estragão desidratado
Azeite de oliva qb
Sal qb


Mão no Chutney:
Eu preparo todos os ingredientes, deixo lavados, descascados, picados... Tudo pronto para entrar na receita.
Começo dourando o alho em azeite de oliva numa panela de tamanho suficiente para caber toda a quantidade. Em seguida entro com as mangas picadas em cubos e o açúcar. Mexo bem, deixo aquecer o suficiente e adiciono metade do vinagre e a mostarda Dijon. Misturo bem e deixo levantar fervura.
Bato os 500g de mangas com o restante do vinagre no liquidificador.
Adiciono a pimenta, os verdes (estragão e salsa), a manga batida e as sementes de papoula.
Deixo engrossar e ajusto o sal por último.
Deve ser servido frio.


Para ilustrar, aqui está um prato de carne com chutney.


O pulo do Chef: Eu prefiro fazer o chutney com as mangas Aden, mas pode ser feito com a sua preferida. As variações de tomate e maçã ficam maravilhosos.


Essa quantidade foi preparada para 30 pessoas.


Deixe aqui abaixo sua avaliação num simples clique...
Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. Ney!!!!!Estou de prova, esse chutney é de "fechar o comércio"!! É um espetáculo de gostoso!!!
    abs
    Sil

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvana. Que bom que vc gostou! Realmente o casamento com as carnes assadas é espetacular. Abração, Erney

    ResponderExcluir
  3. posso fazer o chutney de manga com camarão?

    ResponderExcluir
  4. Olha só, eu acho que não é uma boa combinação... o chutney casa melhor com as carnes assadas suinas e bovinas com teor de gordura de médio para alto. Sua característica agridoce faz um contraste super agradável com essas carnes e ameniza a untuosidade.
    Vejo os camarões mais companheiros dos risottos, das pastas, em especial das negras preparadas com tinta de lulas ou um bom capellini no. 11. Veja aqui no Cozinha Ousada uma receita de Gnocchi de Semolina com Shimeji e Alho Poró... acho que ficaria muito bom. Boa sorte e saúde.

    ResponderExcluir
  5. Você tem toda a razão.Chutney só casa com carnes , de preferencia suinas. Ou senão, em uma fatia de pão como aperitivo.
    O camarão, se não for nas tradicionais receitas baianas, com dende e muito coentro, que nem todo mundo gosta, fica muito bom com o nosso tradiciol creme de leite, pode usar um pouco de leite de coco
    molho de tomate e mais nada. De preferência acompanhando uuma boa posta de peixe.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!