terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Lasanha de Bacalhau

Eu nasci dentro - ou muito respingado - de um tacho de molho vermelho, de personalidade forte, espesso, intenso...!!! Por essa razão guardo certa reserva aos molhos brancos, bechamel, Alfredo... Respeito os que os amam e todas as receitas que usam!
Entre os pratos que uso e abuso dos brancos estão as lasanhas e a razão é simples: O bechamel, no caso, é catalizador da cremosidade e liga com muita propriedade as massas e os recheios que são agregados... Pode ser a bolognesa, ao sugo, vegetariana.... ou esta lasanha especial de bacalhau!

Até minha Zia Nadia, geniosa, temperamental e conservadora ao extremo, que segue odiando as fotografias e todo tipo de tecnologia, usa e abusa dos brancos nas lasanhas, canelones e raviolis, mas sempre mesclando com um tanto de vermelho! Diz que eles suavisam os vermelhos nas massas delicadas.

Se é assim, quem sou eu para recriminá-los!

Esta foi preparada com muito carinho para nosso Jantar de Final de Ano no Colinas do Atibaia, lá no Nova Treviso em Sousas.

Alla ricetta...
Ingredientes:
1Kg de lombo de bacalhau
400g de massa para lasanha
2 litros de molho bechamel (ver receita clicando sobre o nome)
200g de requeijão Catupiri
1 cebola picada em cubos
2 tomates sem cascas, sem sementes e cortados em cubos
Manjericão picado bem fino qb
Cheiro verde picado bem fino qb
100g de Parmesão Faixa Azul
Azeite extra virgem de oliva qb
Sal qb
Esse pacote tem 2Kg mas a receita só usa 1Kg
Mão na Lasanha:
Eu descongelo o bacalhau movendo do freezer para o refrigerador na noite anterior ao preparo.
Começo preparando o molho bechamel que demanda certa atenção e um mexer constante. Reservo.
Lavo os pedados de lombos de bacalhau, retiro todas as espinhas e coloco para aferventar por uns 10 minutos.
Esse é o ponto de cozimento, quando os pedaços dos lombos começam a "lascar".
Retiro do fogo, reservo a água para o cozimento da massa e "lasco" todos os pedaços. Nesse processo retiro as peles que podem ser utilizadas em outras receitas. Reservo.
Vamos ao preparo do refogado de bacalhau para o recheio...
Coloco a cebola para dourar em azeite até que ela fique translúcida.
Nesse ponto entro com as lascas de bacalhau.
Deixo dar uma boa refogada e adiciono o manjericão e o cheiro verde.
 Boa mexida e entram os tomates.
Uma boa amalgamada e o ajuste fino do sal. Reservo.
Coloco a massa para um cozimento rápido na água que aferventou o bacalhau.


Montagem:
Bancada limpa e organizada... Recheio de um lado, bechamel pronto do outro, requeijão à mão e a massa cozida.
Respiro fundo, viajo pra infância, converso em pensamento com minha saudosa Nonna Concchetta, tomo uma travessa pirex e coloco a primeira camada generosa de bechamel tomando toda a superfície.
Em seguida entro com a massa, mais bechamel, bacalhau. Outra de massa,  bechamel, requeijão. Outra de massa, bechamel e bacalhau.
A cobertura final é de massa e a última generosa de bechamel.
Para finalizar entra o parmesão Faixa Azul cobrindo toda a superfície generosamente.
Nesse ponto a lasanha pode ser reservada e entrar no forno para gratinar no momento de servir.


Antes de servir, levo ao forno pré aquecido a 180/200 graus na parte alta do forno por 20 a 25 minutos, até que a superfície fique deliciosamente dourada e o interior com os ingredientes - bechamel e requeijão - bem derretidos e cremosos.


O pulo do Chef: Dependendo do tempo de antecedência que a lasanha for preparada ela estará com uma temperatura no seu interior no momento de entrar no forno. É possível até que tenha de ser conservada sob refrigeração.
Esse processo de gratinar sua superfície e obviamente aquecer bem seu interior requer certa atenção. Num forno com temperatura entre 180/200 graus vai tomar no mínimo 20/25 minutos se ela estiver em temperatura ambiente. Caso esteja refrigerada vai requerer mais tempo.
Meu último conselho: Não economize no parmesão que vai cobrir a lasanha e ser gratinado junto com a última camada de bechamel na superfície. Ele faz toda a diferença e é uma pena que ainda os computadores não carregam os aromas... quando você, meu caro visitante, sentir o aroma de um excelente parmesão sendo amalgamado com o bechamel e dourado entenderá esse meu "pulo do Chef". Bom apetite!!!




Serve 10 porções.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique... Print Friendly and PDF

15 comentários:

  1. Conde Erney Feltrin, o seu site está cada dia melhor!!! Parabéns!
    Tentarei fazer esta lasanha de bacalhau e posteriormente coloco a minha ¨cata¨ no seu cozinha ousada!! rs
    Um beijão do amigo Paulo Carvalheiro
    Obs. Seria possível bloggar uma receita de steak tartar? Ficaria emocionado pois me recordaria do meu falecido pai. (te conto a hilária história oportunamente)

    ResponderExcluir

  2. Pena que não dá para imprimir de modo prático esta bela receita.

    Grato, franklin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franklin, acabo de colocar um ícone para impressão. Ele ainda está em teste, mas creio funcionar razoavelmente bem. Vc poderia testar e me dizer se está OK? Um abraço e obrigado. Erney Feltrin.

      Excluir
  3. Franklin, vc tem toda a razão e eu me desculpo publicamente por isso. Sou um autodidata também na informática e esse site foi feito na unha e é, desde então, administrado exclusivamente por meus restritos conhecimentos. Ainda não consegui encontrar uma boa maneira de colocar um ícone para imprimir as receitas, pois elas acabam não ficando com boa qualidade. Estou me dedicando a isso, mas não posso prometer a solução.
    Faço uma sugestão a vc (atalho): Marque toda a área que vc quer imprimir com o mouse, marque copiar, vá para o Word, marque colar, ajuste a formatação da maneira mais conveniente e mande imprimir. Isso pode não ser muito prático, mas funciona bem. Abração e volte sempre. Erney Feltrin

    ResponderExcluir
  4. Gente... essa receita fez o maior sucesso na minha casa... adorei e parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei quem vc é, mas obrigado pela visita, pelo elogio e abuse do Cozinha Ousada. Se vc gostou dessa receita, garimpe bem que vai encontrar coisas interessantes como esta. Volte sempre. Erney Feltrin

      Excluir
  5. Eu amei tudo de bom, maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  6. quero fazer essa maravilhosa receita para minha familia, gostaria de saber qual a melhor massa para a lazanha ??? feliz natal e parabéns pelas receitas.
    cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, eu uso massa fresca encontrada nos mercados. Escolho uma de boa procedência entre as ofertadas. Essa foi preparada com a Massa Leve, mas existem muitas outras muito boas. Uma dica: Ao cozinhar a massa, deixe num ponto médio de cozimento, pois ela vai acabar o processo dentro do forno. Bom Natal, obrigado pela mensagem e espero que sua família goste muito. Erney Feltrin

      Excluir
  7. Prezado,
    Fiz esta lasanha com a sua receita de bechamel e ficou simplesmente divino!!
    Sobrou um pouco do molho, congelei e já não vejo hora de usar em outra receita. Ele fica com uma textura incrível, espesso na medida certa.
    Parabéns pelo site!!
    Simone

    ResponderExcluir
  8. Ah, esqueci de dizer, usei uma massa verde que eu já tinha congelada. Ficou muito boa.
    De sobremesa fiz essa cheesecake, que não leva gelatina e nem vai ao forno. http://digamaria.com/2012/08/cheesecake-de-morango/#comments-wrap
    Ficou tão divina quanto a lasanha. Quase explodi de tantos elogios.

    ResponderExcluir
  9. Simone, obrigado pela visita e pelos elogios. É para isso que o Cozinha Ousada existe, ou seja, compartilhar boas e divertidas experiências na cozinha. Vi a receita da Cheesecake e me pareceu bastante atraente. Qq hora dessas me aventuro. Obrigado e volte sempre.

    ResponderExcluir
  10. ola gostaria de saber se ao inves de usar a massa da Lasanha se eu posso usar berinjela no lugar, moro em outro pais...
    aqui nem sempre tem essa massa, e outra coisa voçe não uso tempero alem da salsas e um pouco de sal, não fica sem gosto.....
    sou um desastre em preparar molho branco, kkkkkkk sera que não posso usar Pronto.....
    Que sou Cozinheira de primeira Viagem kkkkk!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa, Rosa... me permita uma brincadeira: Vc pulou a parte da receita onde estão os ingredientes. Olhá lá! O refogado de bacalhau leva azeite de oliva, cheiro-verde (salsinhas e cebolinhas), manjericão e cebola, além do ajuste eventual de sal. Isso é suficiente para conferir uma bom sabor ao refogado. Além disso o bechamel leva manteiga e noz moscada... além disso a cobertura é finalizada com parmesão dos bons!!! Ufa! Já deu água na boca, não!?
      Recomendo que vc arrisque essa receita, ainda que tenha de preparar a massa de lasanha. Garanto que vale a pena. Se vc não se sair muito bem da primeira vez, não desista. Insista! Vale a pena a diversão e o lado lúdico da Cozinha. Volte sempre e receba meu agradecimento pelo prestígio da visita.
      Por último, conte pra todos onde você mora! Estamos curiosos!
      Erney Feltrin

      Excluir
  11. aqui so encontro bacalhau em tira na bandeja.....

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!