quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Perdiz Medieval com Quinoa

Aqui vai uma sugestão de prato muito leve, de fácil digestão e ainda por cima, há relatos na literatura que a carne da perdiz é muito afrodisíaca... desperta o apetite sexual.
Então pensei: Estamos prestes a iniciar o ano 2011 e outro dia escutei uma numeróloga dizer tratar-se de um ano muito "sexy"! Não que eu acredite nessas bobagens de numerologia, mas só de olhar para os algarismos, já demonstram um certo ar sexual. O número 11 é o mais sexual de todos!
Os casais precisam começar o ano novo renovados e aqui vai uma boa sugestão.


Alla Ricetta...
Ingredientes:
2 perdizes de 350g cada
1/2 xícara de Quinoa em grãos
2 tomatinhos cereja para decorar
2 raminhos de manjericão para decorar
Folhas de um raminho de tomilho
1 cebola média triturada
Vinho branco seco qb
Azeite de oliva qb
Sal qb


Mãos nas Perdizes:
Nem vamos perder muito tempo com a Quinoa, pois basta seguir as instruções da embalagem para prepará-la.
Como todo produto congelado, o melhor é fazer com planejamento. Mover do freezer para o refrigerador com antecedência de no mínimo 12 horas para um descongelamento mais apropriado.
Depois de descongeladas, eu coloco as perdizes numa marinadinha simples, com cebola, azeite, sal, tomilho e vinho branco. Deixo por pelo menos 3 horas.
Depois retiro as perdizes da marinada, mas reservo para o molho e salteio as duas em azeite por todos até ficarem douradinhas. Retiro as duas pontas das asas e os pescoços e mantenho na sarten para usar no molho.
Levo as duas ao forno pré aquecido a 180 graus protegidas por láminado de alumínio por 40 minutos.
Enquanto isso retomo a sarten deglaceio os resíduos, deixo dourar mais um pouco os pescoços e as pontinhas das asinhas, adiciono mais um pouquinho de vinho branco e reservo.
Retiro do forno, descubro e retorno por mais alguns minutos para finalizar a coloração.
Montagem:
Uma perdiz em cada prato, uma forma de quinoa ao lado, um broto de menjericão por cima, um tomatinho cereja cortado em flor do outro lado, molho regando o peito da perdiz e mais um pouco ao lado. Bom apetite!


O vinho: Minha sugestão é um bom espumante servido do início ao fim do jantar, pois os espumantes também possuem estreita relação com o apetite sexual, além de provocar um interessantíssimo estado de euforia nas mulheres! Se eu pudesse beberia uma taça todos os dias pela manhã!


O Pulo do Chef:
 Note se a Quinoa é nova ou já tem um certo tempo e está mais próxima da data final de validade. Se estiver assim, provavelmente vai necessitar de um pouco mais de água para o cozimento, pois estará mais desidratada. Uma dica legal é prepará-la como se fosse um arroz.


Obviamente, para 2 pessoas que se amam.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique... Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Ney, devemos come-la `a moda medieval.....dispensando os talheres?

    ResponderExcluir
  2. Sueli, vc já viu o amor ser feito com talheres?
    Perfeitamente, a Perdiz Medieval deve ser comida com as mãos, mas os talheres são indispensáveis para o acompanhamento.
    Uma lavanda também pode ser interessante. Abração, Erney

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!