terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Risotto de Lagosta e Camarões


Ontem recebi um e-mail da Yara, esposa do Amauri, dona do Solar dos Silva em Maragogi-AL, nossos amigos lá do Pernambuco. Pessoas especialíssimas!
Com bastante saudades, me lembrei de algumas aventuras culinárias que vivemos por lá no ano passado e uma delas foi quando inventamos de preparar esse Risotto de Lagostas e Camarões!
Sabe lá o que é encontrar arroz arbório ou carnarolli lá nas Alagoas, mais especificamente em Maragogi?
Uma aventura e das boas!
Só de imaginar que estavam à nossa disposição o conhecimento e as habilidades da Suzy, doutora em risottos, além dos principais ingredientes para um espetacular jantar, os camarões e as lagostas frescas e só nos faltava o arroz! Meu Deus! Me deu comichão!
Saímos à caça do arroz. Depois de procurar um tantão e a mente já em processo de aceitar um risotto preparado com agulhinha (Que heresia!), encontramos um arbório “Tio João” no mercado Embaré no Pernambuco, em São José da Coroa Grande.
Viva! Viva! Abbiamo il riso. Foi uma festa!
Quem será que usa arbório em Maragogi? Certamente outros turistas loucos como nós!
Olha só isso e veja se não valeu a pena insistir na caça ao arroz!


Alla ricetta...
Note o brilho e como os grãos de arbório estão amalgamados!
Ingredientes:
400g de cauda de lagosta
600g de camarões grandes
Cabeças e cascas da lagosta e camarões (ou de   lagostins)
Vinho branco Chardonnay qb
200g de arborio ou carnarolli
Salsa picada em poeira qb
Manteiga qb
1 dentinho de alho
2 Tomates maduros e firmes descascados e picados em cubos
1 Cebola
Talos de salsa qb
Azeite de oliva extra virgem qb
Sal qb

Mãos à obra:
A Suzy prepara o caldo para o risotto colocando para ferver em 2 litros d’água todas as cabeças e cascas dos camarões e lagostas. Acrescenta um traço de azeite, parte da cebola e os talos da salsa para saborizar. Ajusta o sal e reserva.
Antenas aparadas e as cabeças rigorosamente limpas por dentro.
A parte que me cabe é limpar as lagostas e os camarões, retirar as cabeças e descascar. Retirar a tripa da lagosta que fica no meio da cauda e as tripinhas das costas dos camarões. Cortar a cauda em pedaços nunca maiores que o tamanho de um camarão. Temperar com sal e noz moscada e saltear rapidamente em azeite saborizado com alho. Reservo.
Numa boa caçarola ela coloca um traço de azeite, uma pontinha de colher de manteiga, o restante da cebola bem batida na faca.
Entra com o arroz, frita por um par de minutos, entra com o vinho, sempre mexendo e agregando o caldo pouco a pouco e passado por uma peneira fina para reter os sólidos.
Finalmente ela entra com os camarões e as lagostas pré-salteados. Retira do fogo, entra com os tomates em cubos, a poeira de salsa e um naco de manteiga. Mexe até derreter a manteiga, cobre e deixa descansar por um par de minutos antes de servir.
Sobre o vinho... uma boa dica a prova de erro é seguir com o vinho que entrou no risotto.


O pulo do chef:
Você já ouviu essa máxima sobre os risottos? “Não é o risotto quem espera por nós... Somos nós que esperamos por ele!” Leve essa sabedoria a sério, assim como os italianos... ela tem razão de existir!
O acabamento do prato, acrescentando no final um bom naco de manteiga, cortado em pedacinhos menores e bem gelados, com uma boa mexida para derreter e amalgamar tudo, confere um brilho espetacular ao risotto.


Porção para 4 pessoas como prato único.


Deixe aqui sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. Isso já é covardia, risotto de camarões e lagostas no meião da semana e ainda em Maragogi...

    Bronze

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog. A ousadia é uma das maiores virtudes de uma pessoa. Faz a vida ter mais alegria e emoção. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou querendo fazer essa receita para o dia das mães, mas estou com duvida em relação ao modo de cozinhar as lagostas. Como vc faz para cozinhar a lagosta para que ela fique macia. Comprei umas lagostas e estao no meu congelador, mas tava olhando aqui na internet o modo de conzinhar e vi varios comentarios de que a melhor forma é cozinhá-las vivas. Tem algum problema utilizar as congeladas? Desde já, grata, Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, antes de tudo digo a vc que já vi muitas informações desencontradas sobre o cozimento de lagostas... e sempre que isso acontece eu procuro minha "bíblia" da culinária. É um livro do Paul Bocuse, um dos maiores chefs de todos os tempos. Então, a seguir vão minhas recomendações a você que quer ousar e agradar sua mãe no belo dia que se aproxima:
      1 - Estou assumindo que vc tem as caudas de lagostas congeladas e que não são gigantes, enormes. São normais, dessas que encontramos nos mercados, OK? Se for diferente disso, me escreva novamente. Se OK, as dicas abaixo estão valendo.
      2 - Na véspera (24 horas no mínimo), transfira do freezer para a geladeira, as caudas de lagostas. Na manhã seguinte, cerca de 3 horas ou mais antes de usar, retire da geladeira e deixe tomar temperatura ambiente.
      3 - Coloque água fria numa caçarola o suficiente para cobrir as caudas. Coloque cenoura, cebola e salsão picados e ajuste o sal suavemente. Certifique-se que estejam em temperatura ambiente e coloque as caudas na água fria e leve ao fogo.
      4 - Assim que levantar fervura, cubra com tampa e marque 5 minutos. Decorrido esse tempo, desligue o fogo, mantenha coberto e deixe esfriar.
      5 - Depois de frio, retire as caudas e com uma tesoura de cortar ossos, corte a casca no dorso superior, abra a casca e retire as caudas inteiras.
      6 - IMPORTANTE: Retire uma tripa que está sob esse corte no dorso. Algumas vezes será necessário aprofundar um pouquinho mais esse corte para encontrar essa tripa. Ela pode conter um pouco de areia e impurezas que não são boas para ir ao prato final. Retire, limpe de agora vc pode cortar em nacos, ou fazer o que quiser com as caudas.
      7 - Use o caldo de cozimento para preparar o risotto. Ele está pronto e super saborizado! Nem pense em descartá-lo!
      8 - Daí pra frente é com vc! Boa sorte, bom apetite e parabéns antecipados para sua Mãe!
      Qq coisa escreva. Erney Feltrin

      Excluir
  4. Erney, muito obrigada pela atenção. Na verdade as lagostas que comprei foram inteiras, médias. E agora, faço o mesmo procedimento só que aumento o tempo de cozimento? Adoro cozinhar, aqui em casa sempre sou responsável pelos almoços e jantares especiais e adorei o seu blog! Muito bem explicado e com receitas maravilhosas.Já vi que vou ser uma frequentadora assídua, rs, Obrigada, Flávia.

    ResponderExcluir
  5. Flávia, o tempo e método de cozimento pode ser o mesmo. Como no risotto se usa nacos e não a lagosta inteira (como numa paella, por exemplo) eu recomendo que vc separe e limpe as cabeças antes de cozinhar. Explico a razão: Como são congeladas, dentro da cabeça das lagostas existem algumas impurezas que não são benvindas para saborizar o caldo de preparo do risotto, pois estão alí todo o sistema digestivo e muitos outros. Se fossem frescas (até vivas) estaria tudo bem cozinhá-las inteiras. Recomendo que as cabeças sejam cortadas ao meio (ou em 4 partes) e muito bem lavadas em água corrente. Agora sim essas metades podem entrar no cozimento, junto com as caudas. Seu risotto será espetacular pois elas conferem um toque especial de sabor e cor.
    Última dica: Muito cuidado com as cabeças por duas razões. Uma é que existem "espinhos" de proteção e defesa natural delas e podem machucar nossas mãos. Outro pq as cascas são muito duras e cortá-las pode oferecer riscos de acidente. Recomendo uso de faca de pão ou tesoura apropriada fazer de forma cuidadosa.
    Boa sorte e divirta-se com o Risotto. Depois compartilhe o aprendizado por aqui para dividir com todos. Sucesso! Erney Feltrin

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!