sábado, 28 de maio de 2011

Pernil de Cordeiro Assado

Um dia combinamos de degustar Amarones... Felizmente temos bons amigos que compartilham desse bom hábito! O João Carlos Luz é um deles e resolvemos fazer esse encontro na casa dele, lá no Colinas do Atibaia. Um paraiso!
Na companhia de outros amigos especiais, combinamos o cardápio que ganhou muita importância na harmonização com os Amarones.
Eu fiquei encarregado desse Pernil de Cordeiro e...
... o João Carlos, apaixonado pela culinária como eu, preparou o Risotto de Funghi e essa maravilhosa entrada de Parma com melões e folhas de hortelã. Ele disse que não há nenhum segredo...!
Que belo cardápio, hein?


Alla ricetta...
Ingredientes:
1 pernil de cordeiro de 1,7Kg (olha ele aí... e o preço também)
1 maço de cebolinhas verdes frescas
3 ramos de orégano fresco
1 ramo de manjericão
3 folhas de louro
3 dentes de alho
1 cebola média
300ml de vinho tinto
Ramos de alecrim qb
Noz moscada ralada na hora qb
Pimenta vermelha desidratada e moída qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
Farinha de Trigo (para encorpar o molho) qb


Mãos no pernil:
A primeira coisa que faço é retirar os excessos de gorduras ou partes indesejáveis do pernil.
Depois, preparo uma boa marinada, batendo no liquidificador os temperos verdes, alho, cebola, um pouco de azeite, sal e o vinho. Faço pequenas perfurações no pernil com a ponta de uma faca para facilitar a penetração dos temperos.
Derramo a marinada sobre o pernil mantendo o contato dos sólidos e forçando a penetração dos temperos.
Massageio bem e coloco tudo dentro de um saco plástico mantendo sob refrigeração por um dia.
Antes de levar o pernil ao forno, espeto pequenas partes de ramos de alecrim em toda a superfície.
Levo ao forno pré-aquecido a 180 graus por 2 horas coberto com papel alumínio. Retiro e verifico a textura. Se for necessário, volto e deixo mais um pouco até ficar macio. Descubro e volto ao forno o tempo necessário para ganhar cor.
Retiro do forno, com a ajuda de uma pinça de retirar espinhas de peixe, retiro todos os galhinhos de alecrim. Está pronto para fatiar e servir.
Levo ao fogo a forma onde o pernil foi assado, junto água para deglacear tudo que ficou grudado. Adiciono um pouquinho de farinha de trigo em chuva e deixo apurar. Ajusto o sal e passo por um coador.
Servido as fatias de pernil regadas com o molho e com um risotto, como esse do João, não sem antes dessa maravilha de Entrada.
Dessa forma, basta para 10 pessoas, fácil, fácil.


O pulo do Chef:
Para que o pernil fique mais em contato com a marinada, um saco plástico pode ser usado, o que facilita que a peça seja virada de tempos em tempos para potencializar a agregação dos sabores.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Bem,nem sei por onde começar...Talevez , dizendo boa tare, Erney, que saudade!
    Depois a confissão : passei a manha inteira aqui e nada, nadinha mesmo que eu fizesse de almoço, nem caprichando muito iria me satifazer.
    Não escolhi nenhuma das receitas, porque seria temerário fazê-lo.
    Jamais imaginei que você se tornaria um chefe de cozinha , não só ousada, mas extremamente requintada e em um blog que precisa sair da WEB e se transformar em um livro.Mesmo.

    As fotos inacreditáveis, e as histórias, então,complementam lindamente o que seria apenas receitas, se elas não hoeuvessem.
    Um beijo, Erney e para parabéns!

    Em tempo : sou testemunha ocular e gustativa da sua primeira máquina de macarrão...rs.

    ResponderExcluir
  2. Gizelda, é muito bom saber que vc é uma das pessoas que frequentam o Cozinha Ousada. Tb tenho boas lembranças dos bons tempos do Nova Suiça... Um gde abraço carinhoso a vc. Erney

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!