quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Risotto de Vieiras e Camarões no Champagne e Açafrão

Visita ilustre merece um prato ilustre!!! E esse foi especialmente "encomendado" da Suzy, minha mulher, em homenagem ao nosso amigo Ramón, pois como todos sabem eu não me meto com os risotti. Não faria nenhum sentido tendo uma verdadeira professora de risotti em casa?


Alla ricetta...
Foi de comer de joelhos!!!
Ingredientes:
500g de camarões médios limpos
400g de vieiras (sem as ovas) limpas 
200g de arroz arbório
100ml de champagne
1 potinho de açafrão
50g de manteiga sem sal
1 cebola média picada a brunoise
1 tomate maduro, descascado, sem sementes, picado a brunoise
Caldo de legumes (base tradicional: cebola, cenoura e salsão) qb
1 dente de alho para saborizar o azeite
Azeite de oliva qb
Sal qb
Legenda: qb=quanto baste; a brunoise=em cubinhos bem pequenos.


Mãos no Risotto:
Ela prepara um caldo de legumes com a base tradicional, colocando cebola, salsão e cenoura para ferver em aproximados 2 litros d'água por 30 minutos. Ajusta o sal e reserva. Tempera as vieiras e os camarões com sal e noz moscada e deixa descansar. Salteia rapidamente em azeite saborizado com alho e reserva aquecidos.
Encontra tempo para comentar com o Ramón todos os detalhes num espetacular "portuñol" ou "españes" e ainda de quebra, posar para uma foto!!!
(depois de passar pelo photoshop)
Numa boa caçarola ela entra com um traço de azeite, uma pontinha de colher de manteiga e o restante da cebola para dourar levemente.
Entra com o arroz, frita por um par de minutos, entra com o champagne e o açafrão, deixa evaporar o álcool, sempre mexendo e agregando o caldo pouco a pouco.
Finalmente ela entra com as vieiras e os camarões pré-salteados.
Retira do fogo, entra com os tomates em cubos e a manteiga. Mexe suavemente até derreter e conferir o brilho característico, cobre e deixa descansar por um par de minutos antes de servir.

Porção para 3 pessoas


Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!