terça-feira, 29 de maio de 2012

Galopé

Estava andando pelo mercado quando vi uns pés de porco salgados! Imediatamente lembrei do meu amigo Mazon e desse prato muito mineiro que ele tanto gosta! Gosta só, não! É mestre no seu preparo e foi na casa dele que provei pela primeira vez o Galopé! A primeira vista, a mistura das carnes de frango com porco pode parecer uma combinação um tanto estranha, mas levando em conta a influência portuguesa que temos por aqui, já não é tanto assim, principalmente sabendo que eles gostam de misturar camarões com feijão, por exemplo.
Bem, essa é parte da maravilha da culinária... a expressão cultural através da gastronomia, sem barreiras nem fronteiras!
Alla ricetta...
Ingredientes:
2 pés de porco (850g) salgados, cortados ao meio na longitudinal
2 coxas de frango fresco, sem pele
2 sobrecoxas de frango fresco, sem pele
2 tomates maduros, sem sementes, picado em cubos
1/2 limão
1 cebola pequena picada em cubinhos (a brunoise)
4 dentes de alho grandes, cortados ao meio, sem miolo
1 punhado de cebolinhas (scalogni) descascadas
1 colher rasa (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de páprika doce
3 folhas de louro
Tomilho - folhas frescas qb
Orégano - folhas frescas qb
Óleo vegetal qb
Sal qb (é provável que não precise)

Mãos no Galopé:
Eu coloco os pés de porco de molho na véspera para dessalgar. Na hora do preparo, cozinho em panela de pressão por 25/30 minutos e descarto a água do cozimento. Corto cada uma das metades ao meio e reservo.
Tempero o frango muito pouco sal e suco de limão. Reservo.
Coloco um tanto de água para aquecer.
Numa caçarola funda, adiciono um traço de óleo vegetal, douro os pedaços de frango. Entro com a cebola picada, folhas de louro, os dentes de alho e os pés de porco. Depois de uma boa salteada polvilho com o trigo, salteio mais um pouco, entro com os tomates, com a páprika e com um tanto de água suficiente para cobrir as carnes.
Cubro a panela e deixo cozinhar por uns 30 minutos em fogo doce, sempre controlando a quantidade de água. Adiciono mais, se necessário durante o cozimento. Quando o frango estiver cozido, entro com as cebolinhas e deixo cozinhar apenas o suficiente mantendo um pouco da crocância. Entro finalmente com as ervas (salsa e tomilho). Confiro o sal e ajusto se necessário.
Sirvo imediatamente acompanhado de arroz branco.
Porção para 4 pessoas.

O pulo do Chef: Cuidado com o sal. Por mais que o processo de dessalga seja eficiente, os pés suínos guardam certa quantidade. Muitas vezes suficientes para compartilhar com os demais ingredientes.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

3 comentários:

  1. Olá Erney! Muito bem lembrado! Fiquei curiosa mesmo com o Galopé e essa mistura antes inimaginável...Mas, como bem lembrou, o que dizer da Feijoada de Frutos do Mar dos portugueses?
    Obrigada!! E assim que der, ah se vou provar essa bela receita!!! Grande abraço - Ana Maria Fantini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, sei que a Sueli está organizando uma agenda para o prepado desse e outros pratos. Abração.

      Excluir
  2. Olá Erney! Muito bem lembrado! Fiquei curiosa mesmo com o Galopé e essa mistura antes inimaginável...Mas, como bem lembrou, o que dizer da Feijoada de Frutos do Mar dos portugueses?
    Obrigada!! E assim que der, ah se vou provar essa bela receita!!! Grande abraço - Ana Maria Fantini

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!