domingo, 24 de junho de 2012

Lagarto Versátil

Essa receita é mais velha que andar pra frente e está presente em casa desde o século passado! Sempre quem prepara é a Suzy e eu ajudo na tarefa de fatiar e temperar.
Ter uma travessa desse lagarto fatiado na geladeira é muito conveniente para um lanchinho da tarde que substitui um jantar mais pesado. Enfim, é um tremendo coringa! Lá embaixo mostro alguns jeitos que usamos... Você vai gostar. Se fizer uma vez, vai ficar cativo!
Alla ricetta...
Ingredientes:
1 Lagarto inteiro com aproximados 1,5 Kg
1 cebola média, descascada, cortada em 4 partes
1 cebola média, descascada, fatiada finamente
2 dentes de alho descascados, inteiros
2 folhas de louro inteiras
Cheiro verde picado fino qb
Azeite EVO qb
Sal qb
Legenda: qb=quanto baste; EVO=extravirgem de oliva.


Mãos no Lagarto:
Ela coloca pra cozinhar na panela de pressão a peça inteira com água cobrindo a carne, junto com o louro, alho, cebola e sal. Deixa 45 minutos em fogo baixo, depois de pegar pressão. Retira, leva descoberto pra geladeira para enxugar um pouco e facilitar o processo de fatiar. O caldo é reservado, coado e usado em outras receitas - veja "o pulo do Chef" lá embaixo.
Depois de gelado vem minha parte. Fervo um litro de água, coloco a cebola picada finamente numa peneira e derramo a água fervente sobre ela para reduzir a agressividade. Pico o cheiro verde e reservo.
Retomo o Lagarto e com uma faca daquelas vou fatiando e acomodando numa travessa de pirex, intercalando com cheiro-verde e fatias de cebola. De quando em quando, uma boa regada com azeite e um tracinho de sal.
Termina dessa maneira! Tampo o pirex e levo à geladeira para curtir.


ALGUMAS FORMAS DE SERVIR



I - COM MANTEIGA AVIAÇÃO
Mini pãozinho cortado ao meio, excesso de miolo retirado, uma passadela de manteiga Aviação, fatias de Lagarto com seus temperos.
Fecha, corta ao meio e bom apetite. Cerveja?


II - COM GORGONZOLA CREMOSO
Mini pãozinho cortado ao meio, excesso de miolo retirado, fatias de Lagarto com seus temperos e uma fatia de gorgonzola cremoso.
Fecha, corta ao meio e bom apetite. Cerveja?


III - No ITALIANINHO CASCUDINHO tostado (para ver a receita deles, clique AQUI).
Italianinho Cascudinho cortado ao meio, excesso de miolo retirado, fatias de Lagarto com seus temperos numa sartén com um traço de azeite.
Tudo pra dentro, fecha, corta ao meio e bom apetite! Cerveja?
Deixe sua criatividade livre.


O pulo do Chef: O caldo, devidamente coado, pode ser usado para uma porção de outras receitas, como base para uma boa sopa, caldo para risotto, etc.
Eu gosto de usar as fatias de Lagarto como recheio de omeletes; elas já contêm o cheiro-verde e cebola e conferem um sabor especial.
Duram duas semanas sob constante refrigeração.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!