quarta-feira, 27 de junho de 2012

Shiitake acebolado com Zucchini e Aliche

Essa é uma daquelas receitas bem rápidas de preparar. Muito colorida, saborosa e espetacular para abrir um jantar especial. 
Alla ricetta...
Ingredientes:
2 Shiitakes dos grandes
1 filé de aliche
1 cebola pequena picada a brunoise
1 fatia de abobrinha (zucchini)
2 tomatinhos-cereja para decorar
Folhas de tomilho e orégano frescos para decorar
Gotas de limão qb
Azeite EVO qb
Açúcar qb
Sal qb
Legenda: a brunoise=em cubinhos bem pequenos; EVO=extravirgem de oliva; qb=quanto baste.


Preparo:
Eu começo preparando um refogado com a cebola em azeite, açúcar, sal e gotas de limão. Uso fogo alto para que fique transparente e ainda guarde um certo grau de crocância interna. Aproveito a mesma sartén, passo a fatia de abobrinha e aqueço o filé de aliche. Reservo.
Retiro os dois cabinhos dos shiitakes para acomodar melhor o recheio.
Usando a mesma sartén, entro com os shiitakes virados para baixo, adiciono um traço de azeite.
Viro e deixo cozinhar por poucos minutos.
Volto com os ingredientes reservados na sartén, acomodo uma boa quantidade da cebola dentro da cavidade de cada um dos shiitakes.
Acomodo as fatias de abobrinha e aliche sobre a cebola, juntando um tomatinho-cereja cortado ao meio e um pequeno raminho de tomilho.
Para servir, transfiro diretamente para um prato pequeno e decoro com um ramo de orégano fresco. Um tracinho de azeite confere o brilho final.
Bom apetite.


O pulo do Chef: Uso o açúcar - muito pouco - na preparação da cebola para ajudar a caramelizar. As gotas de limão (pode ser vinagre branco na falta deles) dão um toque azedinho ao recheio. Para quem gosta, pode adicionar um pouquinho de parmesão ralado.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!