terça-feira, 29 de setembro de 2020

Moscardini (mini polvo) e Camarões com Fregula

Alla ricetta...
Ingredientes:
4 moscardini (mini polvos) limpos e eviscerados (tratados)
4 camarões grandes, descascados, limpos e com rabos
120g de fregula italiana (Sardenha)


1 tomate maduro, descascado picado em cubos
2 talinhos de salsão, sem os fios e picados em cubos
6 talinhos de salsão esmagados (para cozimento da fregula)
4 dentes de alho pequenos com corte longitudinal nas cascas
1/2 cebola cortada em 4 pedaços
1 colher (café) de cúrcuma em pó
1 colher (café) de Old Bay (tempero em pó para frutos do mar)
Nós moscada ralada na hora qb
Vinho branco qb
1/2 limão siciliano (suco e raspas)
Poeira de salsinha qb
Azeite de Oliva qb
Sal qb

À diversão:
1 - Eu coloco a fregula para cozinhar numa panela com cerca de 2 litros d´água fervente, temperada com sal, cúrcuma e os talinhos de salsão, o que deve levar aproximados 20 minutos.

2 - Ao mesmo tempo levo os moscardini para cozinhar em pressão, com pouca água, cebola e sal, por aproximados 7 minutos contados a partir da pressão.

3 - Enquanto isso tempero os camarões com Old Bay, azeite de oliva e noz moscada. Deixo descansarem.
Levo uma boa sartén ao fogo e frito os dentes de alho em azeite de oliva, depois entram os talinhos de salsão e bem no final, entram os cubos de tomate. Uma rápida passada e separo os 3 do azeite que ficou saborizado na sartén. Reservo os 3 para entrarem logo mais.

4 - Confiro o ponto de cozimento da fregula, escorro a água do cozimento e reservo na mesma panela.
Confiro a textura dos moscardini, escorro reservando a água do cozimento.

5 - Na mesma sartén que ficou com o azeite saborizado com alho, salsão e tomate, salteio os camarões com os moscardini. Junto o vinho branco, tampo e deixo vaporizar.
Ao mesmo tempo junto o alho, talinhos de salsão e tomate que ficaram reservados à fregula. Volto ao fogo e adiciono um pouco da água do cozimento dos moscardini.

6 - Com tudo pronto, emprato dividindo a fregula em duas porções (uma em cada prato), acomodo os camarões e os moscardini, salpico a poeira de salsinha deixando cair sobre a borda dos pratos, ralo a casca do limão siciliano sobre os frutos do mar, adiciono um traço de azeite e espremo suco de limão com parcimônia.

Sirvo imediatamente.
Serve 2 porções.


O pulo do Chef: Use o limão siciliano com parcimônia visto que ele tem personalidade forte. Quando adicionar talos de salsão para saborizar algo, esmague um pouco para soltarem seus sabores e aromas com mais facilidade.
Cuide bem do ponto de cozimento dos moscardini, pois variam muito em função da temperatura da água onde vivem. Igualmente, cuide bem do ponto dos camarões para não ficarem emborrachados.
A fregula ou fregola é uma massa italiana de origem Sardenha e não é muito simples de ser encontrada aqui. Procure em casas de importados que vale a pena.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!