segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Crema Catalana

Cada cultura tem suas versões próprias para os pratos clássicos... os franceses têm o Crème Brûlée, os italianos a Crema al Burro... segundo consta no livro Dona Benta Comer Bem - uma das referências da nossa cultura gastronômica - temos o Creme Especial de Baunilha...
Os espanhois não são diferentes e têm essa Crema Catalana que nos anos de "mil e antigamente" tinham sua superfície caramelizada por uma chapa de metal incandescente colocada próxima da cobertura de açúcar.
As receitas são diferentes, mas não o bastante para dizer que não guardam nenhuma relação de parentesco.
Afinal, são clássicos semelhantes e que merecem nossa reverência...

Alla ricetta...

Ingredientes:
600ml de leite
1 pedaço de canela em pau
1 limão siciliano (só as raspas)
50g de Maizena
6 gemas
100g de açúcar
Para a cobertura:
Noz moscada ralada na hora qb
Açúcar demerara qb
Um maçarico culinário a gas
Mão na massa:
Eu começo dissolvendo a maizena num pouco de leite frio. Reservo.
Coloco restante do leite numa panela para ferver juntando a casca do limão ralada e a canela em pau. Mantenho em fogo médio mexendo bem para saborizar o leite. Passo esse conteúdo por uma peneira para descartar a canela em pau e as casquinhas de limão e volto ao fogo.

Sem descuidar do leite ao fogo, coloco as gemas para bater com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e adiciono o composto de maizena dissolvida em leite. Misturo bem e começo a adicionar no leite fervendo mexendo sem parar, deixando no fogo por mais uns 2 minutos até chegar num composto cremoso e homogêneo.

Retiro do fogo e coloco em recipientes rasos de louça. Deixo esfriar um pouquinho, cubro com filme plástico e levo à geladeira.

Momentos antes de servir, retiro da geladeira, retiro os filmes, cubro com uma camada de açúcar demerara e um pouquinho de noz moscada. Caramelizo a cobertura com maçarico a gas e sirvo imediatamente.

O pulo do Chef:
Verifique se sua maizena é nova. Nem estou falando de estar vencida! A dica é que se já estiver aberta e guardada na sua despensa, talvez seja necessário dobrar a quantidade para ter o mesmo efeito.
Se for servir muitas sobremesas, essa finalização teatral pode ser feita com antecedência e voltar à geladeira para servir todas juntas.
Se você não tiver o maçarico, o processo pode ser feito no forno com gratinados. Nesse caso deixe aquecer bastante e procure colocar o mais próximo possível das chamas.

Serve 6 pessoas.


Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Cumpanhero Erney
    Um Natal de plenas realizações e pode continuar
    Fudendo os churrasqueiros !!!!
    Um Ano Novo com muita saúde e continue curtindo a vida, que voce mereçe !!!

    Zeca Bala
    jcarlos Samsung

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!