quarta-feira, 18 de maio de 2011

Barbacoa de Leitoa

A Barbacoa é normalmente um prato preparado por cozimento lento em buraco feito no solo e pré aquecido por longas horas de fogo vivo e depois coberto por terra. Esse detalhe agrega uma característica bastante interessante: Uma vez o recipiente colocado dentro do buraco, coberto e fechado por terra, a sorte é lançada!!! Não se tem nenhum controle sobre o cozimento, não há como modular a temperatura...
Monitorar o ponto de preparo então, nem pensar!... Muito menos abrir o "forno" dando aquela olhadinha para eventuais ajustes!!!
A experiência é tudo que conta no preparo da Barbacoa. Mas isso não deve assustar ninguém... acho que o grande Paul Bocuse disse uma vez que quando se usa ingredientes bons, de boa qualidade, procedência, frescos, será sempre muito difícil comprometer o produto final.
Essa Barbacoa saiu assim, despretensiosamente. Resolvemos de repente e muita gente ajudou, mas a fama acabou sendo creditada para o Metal e para mim. Coitados dos que ajudaram anonimamente, incluindo o corajoso Junior que acreditou que se poderia fazer algo bom e patrocinou as leitoas! As fotos são da receita abaixo dobrada.
Alla ricetta...


Ingredientes:
1 leitoa de 8 a 10 kg limpa e cortada em partes
100g de banha suína
1 kg de cebolas médias inteiras
1 kg de mandiocas em pedaços
1 kg de cenouras em pedaços
1 kg de batatas médias inteiras


Para a Marinada:
1 garrafa de vinho (tinto ou branco)
500ml de água
6 dentes de alho
2 cebolas grandes
1 maço de cheiro verde
1 macinho de manjericão e orégano
40g de sal
40g de açúcar
Pimenta desidratada e moída qb
Noz moscada ralada qb


Materiais extras:
8 a 10 folhas de bananeira
1 tronco de bananeira cortado em lascas 
Forma de alumínio de 80x50x10cm (C x L x A)
1 manta de tecido (não sintético) grosso


Mãos na leitoa:
Batemos no liquidificador todos os ingredientes da marinada e colocamos junto com as partes da leitoa num saco plástico culinário sob refrigeração, na noite anterior ao preparo.
Ainda na noite anterior ao preparo, estimamos em que horário o prato deveria ser servido, considerando que são necessárias pelo menos 3 horas de aquecimento do buraco além de pelo menos 4 horas de cozimento.
O jeito é acordar cedo, acender o fogo, fazer uma caminhada (pra quem gosta) de umas duas horas ou pescar (para os que preferem) pelo mesmo tempo e só então colocar a mão na massa para montar a Barbacoa.
Enquanto o buraco termina de chegar no ponto de bala em temperatura, começamos o preparo passando uma camada de banha no fundo da forma, forro de folhas de bananeira, acomodamos as partes da leitoa, distribuímos os legumes, regamos com o restante da marinada, cobrimos cuidadosamente com folhas de bananeira e levamos ao buraco pré aquecido.
Já com a forma dentro do buraco, colocamos as lascas do tronco da bananeira e cobrimos com o tecido grosso.
Terra por cima... muita terra por cima, até que nenhuma fumacinha seja percebida. Pronto.
Agora temos mais 4 horas de expectativas.
A ansiedade chama cerveja gelada e amigos!


4 horas mais tarde começa o processo de retirada. Retiramos cuidadosamente a terra, depois o tecido e as lascas de bananeira tomando muito cuidado para não queimar as mãos.
Os aromas são muito atraentes e chamam os amigos para a torcida!
Levamos para junto do fogão a lenha, removemos a cobertura de folhas de bananeira e estava pronto para servir.


Serve 25 pessoas.... Abaixo os pratinhos prontos:


O pulo do Chef: Os legumes devem ser cortados de forma que fiquem com tamanhos semelhantes para que o cozimento seja o mais uniforme possível.
Nessa receita as batatas foram colocadas inteiras, mas podem ser descascadas ou terem as cascas perfuradas para que o tempero possa penetrar com mais facilidade.
O prato pode ser servido com arroz branco e tutu de feijão.
Outros ingredientes podem ser acrescentados como bananas, espigas de milho verde, maçãs, etc.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Põe "cozinha ousada" nisso! Confesso que fiquei com preguiça de armar esse circo todo só de olhar! Mas deve ter ficado muito bom!
    Um abraço,

    Carol Jardim
    --
    www.raizdegengibre.com

    ResponderExcluir
  2. Eu comi e ficou otimo!!!!!!
    Cenize

    ResponderExcluir
  3. Deve ter ficado muito gostoso essa leitoa!!! hummmm...rsss

    Welder Borges

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, eu sou suspeito em dizer, mas que ficou bom, ficou! Abraço, Erney

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!