domingo, 24 de julho de 2011

Lagostins Salteados com Sinfonia de Legumes


Saindo de Maceió, sentido Recife, depois de uns 20 Km você chega na Vila de Ipióca. Pare por ali e pergunte pelo Galego da Lagosta (ele também é conhecido por alguns turistas como Galego da Lagoa).
Se der um pouquinho de sorte vai ser fácil encontrá-lo e de cara ele vai oferecer lagostins já cozidos, prontos para o consumo imediato.
Você pode se aventurar e dividir um deles com as moscas que já estão ali, ansiosamente esperando por você!... Mais prudente é pedir pro Galego buscar os lagostins frescos que estão na casa dele, mesmo que você tenha de ficar cuidando da barraquinha dele com a responsabilidade de afugentar suas “concorrentes voadoras” com a ferramenta especial que você pode ver na foto abaixo.
Essa corridinha do Galego até em casa não vai demorar mais que 10 minutinhos, dependendo de quantas Pitús ele decidir tomar pelo caminho.
A pouca espera e seu treinamento como Espantador de Moscas Junior vai ser amplamente recompensado assim que o Galego voltar.
Alla ricetta...

Ingredientes:
2Kg de Lagostins frescos inteiros (aproximadamente 12/14 unidades)
1 cenoura
1 abobrinha menina
1 berinjela pequena
1 tomate maduro e firme
½ cebola média
Noz moscada ralada na hora qb
Vinho branco seco qb
1 dose de uísque (ou conhaque)
20g de manteiga em bolinhas congeladas
Salsa rasgada grosseiramente qb
Azeite extra virgem de oliva qb
Sal qb
Mãos nos Lagostins:
Eu separo as cabeças das caudas dos lagostins. Corto as caudas ao meio, na longitudinal com a ajuda de uma faca para pães. Lavo bem e retiro uma tripa que elas têm no seu interior no mesmo sentido do corte. Lavo bem o interior das cabeças. Tempero as caudas com sal e noz moscada. Reservo refrigeradas.
Molho Cremoso:
Coloco numa panela um traço de azeite com a cebola bem picada para dourar. Acrescento 5 ou 6 cabeças de lagostins, quebradas com a ajuda de um martelo de cozinha, para que soltem mais os sabores.
Frito bem e acrescento um pouquinho d’água quente para deglacear. Acrescento o vinho branco e deixo reduzir. Verifico e ajusto o sal.
Depois de pronto separo a parte líquida e descarto os sólidos.
Fora do fogo, adiciono as bolinhas congeladas de manteiga emulsionando bastante com a ajuda de um batedor.
Sinfonia de Legumes:
Lavo, seco e pico os legumes em cubos de 2cm. Salteio na mesma panela (ou sartén) usada para o molho. Adiciono azeite o necessário e ajusto o sal. Quando atingem o ponto “al dente” acrescento a salsa e reservo aquecido.
Caudas:
Azeite aquecido numa panela. Entro com as caudas e depois de seladas, acrescento o uísque para flambar. Imediatamente adiciono um traço de vinho branco e deixo um par de minutos até avermelhar as cascas.
Montagem dos pratos:
Uma porção da sinfonia de legumes no centro do prato, rodeio com os lagostins, rego com o molho cremoso e salpico com salsa rasgada grosseiramente com os dedos.
Sirvo imediatamente.

O vinho: Eles aceitam bem o acompanhamento de um bom e jovem Souvignon Blanc gelado ou um bom espumante.

O pulo do Chef: Quando se mistura pedacinhos de manteiga congelada no final do molho, ela emulsiona e não separa a gordura, melhorando a cremosidade e o brilho do molho.

Porção para 4 pessoas.


Deixe aí abaixo sua avaliação num simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!