sexta-feira, 17 de maio de 2013

Filé Mignon Suíno aos Alhos e Legumes

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 Filé Mignon suíno (aproximados 380 / 400g)
1 fatia de pimentão vermelho picado em cubos
1 fatia de pimentão amarelo picado em cubos
1/2 abobrinha picada em cubos 
 1 berinjela cortada em 5 ou 6 fatias
1/2 cebola cortada em cubos
3 dentes de alho cortados em fatias finas
Pimenta vermelha desidratada e moída (opcional)
Azeite de oliva qb
Sal qb
Salsinha e ciboulette para decorar qb

À diversão:
Eu deixo a carne em temperatura ambiente, salgo levemente e deixo em repouso enquanto preparo os legumes.
Entro com a cebola numa sartén com azeite bem aquecido.
Em seguida é a vez dos cubos dos pimentões amarelo e vermelho.
Rego um pouquinho mais de azeite, se necessário. Entro agora com os cubos de abobrinha e salgo. Deixo todos se conhecerem bem somente até tomarem uma textura suave mas ainda "al dente". Reservo aquecidos.
Mais azeite na mesma sartén e entram as fatias de berinjelas. Vou girando de quando em quando e acrescento o sal. Deixo até tomarem esse ponto da foto, cozidas mas ainda bem firmes. Reservo.
Noutra sartén entro com o alho e azeite. Deixo saborizar e ganhar o dourado.

Retiro o alho sobre um papel absorvente e reservo.

No azeite agora saborizado entro com a carne cortada em dois pedaços. Já será um pedaço para cada pessoa.
Deixo ganhar cor, vou testando a maciez e o ponto pelo toque (quanto mais macia estiver a carne, mais vermelho estará seu interior), até que apenas o interior fique leve e suavemente rosado, sem desprender nenhum suco.
Enquanto a carne chega ao ponto correto, preparo dois pratos previamente aquecidos, faço a cama com as fatias de berinjelas e acomodo uma porção de legumes ao lado.
Retiro a carne para uma base de corte, faço fatias largas sem cortar até o final, acomodo sobre a cama de berinjelas, deito a primeira fatia do corte para que o leve e suave rosado se apresente.
Decoro com os verdes e distribuo as lasquinhas de alho por cima da carne. Humm! Bom apetite!

O pulo do Chef: Estamos preparando uma carne suína, portanto o ponto que mostro é o máximo aceitável. Se fosse carne bovina, os sucos teriam de escorrer e o rosado seria um ponto menos! Obviamente, você, caro e prestigiado visitante, pode e deve discordar dessa opinião... e não tenha nenhuma dúvida que é a sua que está valendo! Portanto, quando e se for preparar essa receita, ajuste o ponto para sua preferência.
Eu gosto muito de deixar os engastos das berinjelas no preparo. Quando elas são frescas, os engastos são muito verdes e ficam ótimos. Faço isso também com quiabos, jilós, abobrinhas, etc. É claro que você pode dispensá-los.
O alho... ah! Sim, o alho! O alho tem sua polêmica. Claro que pode ser suprimido da receita ou substituído. Como a cobertura da carne confere uma beleza extra na apresentação, poeira de salsinha ou folhas inteiras poderiam ter o seu lugar... também poderia ser um pouco de cebolas caramelizadas e tudo mais que você gostar! Bom apetite!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!