quinta-feira, 30 de maio de 2013

Torre de Legumes Multicolor (Quente)

Olha só, meu caríssimo visitante! Essa "torre" verdadeiramente é uma receita de extrema versatilidade. Ela pode anteceder qualquer prato que seja o tema de um belíssimo jantar. Pode ser servida quente ou fria (essa é a versão quente) e pode receber no seu (eu ia dizer cume, mas resolvi mudar de idéia... não gosto da palavra) topo o tema do jantar, como uma fatia de peito de pato defunada, para ter na sequência um Risotto de Pato e Funghi Secchi, (clique sobre o nome para ver a receita completa) e assim por diante, ou qualquer outro ingrediente de conecte-se com o tema a seguir, como prato principal.
Não espere encontrar abaixo as quantidades dos ingredientes, pois essa não é uma receita restrita! Tudo será definido de acordo com a quantidade de pessoas que participarão do jantar.
Alla ricetta...
Ingredientes:
Berinjelas cortadas em fatias menores que 1 cm de espessura qb
Abobrinhas cortadas em fatias menores que 1 cm de espessura qb
Tomates cortados em fatias menores que 1 cm de espessura qb
Muçarela de búfala cortadas em fatias menores que 1 cm de espessura qb
Folhas de Manjericão qb
Tomarinhos-cereja cortados ao meio qb
Azeite de Oliva qb para saltear
Azeite EVO* qb para regar
Sal qb
Palitos culinários (aqui usei os japoneses) qb
Borrifador de água
* ver Glossário

À diversão:
Eu salteio os legumes, exceto os tomatinhos-cereja, numa boa sartén* com azeite e sal até ficarem macios. Uso o borrifador de água para criar um micro ambiente quente e únido para cozinhar/saltear os legumes. Assim controlo melhor os dois pontos: de cozimento e de crocância.
As fatias de tomates levam muito pouco tempo, muito menos que as berinjelas e abobrinhas.
Monto as torres terminando com uma folha de manjericão e prendendo com um palito em cada uma delas.
Acomodo todas numa forma, salpico com sal e azeite e levo ao forno pré aquecido a 180 graus por 20 minutos. Retiro da forma com uma espátula e acomodo cada uma delas num prato de entrada regado com azeite EVO*.
Sirvo imediatamente.

O pulo do Chef: O tempo de forno não pode ser exagerado para não comprometer a muçarela. É apenas o tempo de aquecer todos os ingredientes.
Talvez o maior desafio nessa receita seja encontrar ingredientes que tenham o tamanho similar. Obviamente, sem nenhum estresse com pequenas diferenças. Se houver, eu começo a "construção" das torres do maior para o menor.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

3 comentários:

  1. Carissimo Erney!

    Saudades do nosso workshop jovem em que a moçada aprendeu a grelhar direitinho todos esses legumes, para uma entrada sensacional.....

    ResponderExcluir
  2. vc coloca tds crus para assar? ou pode-se colocar a abobrinha e a beringela por alguns segundos na água fervente pra dar uma leve amolecida? pois dá diferença na consistência do tomate, correto? e outros lingredientes, como a batata, ou a cebola, podem ser colocados tb? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teo Mazzucatto, agradeço sua visita e prestígio. Eu salteio os legumes antes de levar ao forno, exceto os tomates. Observe que comento esse passo no texto da receita. Sobre as possibilidades de usar outros legumes, é claro que toda criatividade é muito benvinda na culinária. Abuse das idéias e divirta-se muito com a cozinha. Depois compartilhe aqui suas experiências. Abuse do Cozinha Ousada e volte sempre.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!