sábado, 25 de maio de 2013

Moqueca quase baiana de Pirarucu

Alla ricetta...
Ingredientes:
1,8Kg de Pirarucu fresco (1,3Kg sem couro – 4 postas)
Assim ele se apresenta no mercado

Agora com o couro e escamas removidos.

Finalmente, cortado em postas de 300/350g cada.

2 tomates picados
2 cebolas picadas
1 talo de salsão picado
Salsinha, orégano e tomilho frescos qb
Pimenta vermelha em pó qb
200ml de leite de côco
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
Noz moscada ralada na hora qb
Azeite de Oliva qb
Sal qb

À diversão:
Essa receita é tão simples que pode ser contada nas legendas das fotos. Eu tempero as postas com sal, azeite e uma pitadinha de nos moscada. Deixo descansar por 30 minutos. 
Cebola e salsão na base se uma caçarola.
Tomate, salsa e azeite. Cama pronta.


Postas confortavelmnte acomodadas.


Cobertura com tomate, cebola e salsão. Sal, pimenta e azeite.

Leite de côco, azeite de dendê e as ervas.


Fogo alto monitorado por 20 minutos.


Está pronto!
É só servir com arroz branco e pimenta a gosto.
Serve 4 porções.

O pulo do Chef: Cuidado com os aromas durante o cozimento... eles são altamente contagiosos e podem derpertar em você um dos sentidos mais primitivos do ser humano: O Apetite!
O cozimento do pirarucu é um pouquinho mais demorado que os peixes normais, mas nem tanto. O cozimento em fogo alto e monitorado serve para ajustar os líquidos, resultando um molho mais reduzido, denso e levemente cremoso.
Eu sempre prefiro comprar os peixes inteiros e desossar, filetar, etc., em casa. Mas, sei que nem todos sabem ou gostam de fazer isso. Se você souber, principalmente no caso do Pirarucu, recomendo fortemente. É claro que não dá pra comprar um bicho desses inteiro, como se pode fazer com um salmão de 5 ou 6 quilos. Um Pirarucu pode chegar a pesar dezenas de quilos e por isso se compra em partes. Esse comprei um "naco" pequeno de 1,8Kg e retirei o couro em casa com facas muito afiadas e adequadas. O risco de delegar essa tarefa ao seu peixeiro é que ele pode retirar carne em excesso e perder aquela preciosidade! Eu não posso nem pensar nessa possibilidade.
Finalmente, qual a razão de ser uma moqueca quase baiana? Pura brincadeira, mas se notar que a quantidade de dendê e pimenta é bem pouca, talvez essa seja a melhor explicação... os baianos vão entender! Bom apetite!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Vou com certeza fazer o pirarucu com essa receita ! Além de ser simples parece muito saborosa... E para nós paulistas a quantidade de dendê e pimenta precisa ser com parcimônia, até acostumarmos a essa delícia... os baianos que nos perdoem... Depois eu conto a reação dos meus... Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, obrigado pelo prestígio e pela vistia. O uso parcimonioso dos ingredientes "baianos" deixa as moquecas mais suaves.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!