quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Canja de Galinha

No Brasil a Canja de Galinha é muito comum e não existe uma receita específica para ela. É possível dizer até que existe uma receita em cada casa brasileira. Pior é que na minha casa existem várias receitas! Sabe a razão? Depende do que o "doente" pode aceitar e do seu estágio de recuperação.
Não entendeu? Explico melhor.
A Canja de Galinha está muito associada a convalescença, ou seja, a um período de recuperação depois de um ato cirúrgico ou de uma doença qualquer daquelas que deixa a gente debilitado. Alguns fazem uso dessa sopa para curar ressaca de bebedeira, outros costumam tomar uma canja no final das noitadas... Seja como for, ela tem um grande poder de regenerar o estado físico, mental, emocional, psíquico e espiritual de uma pessoa debilitada, restaurando suas forças originais.
Então, aqui em casa, ela pode ter a aparência de um consumè, bem "aguadinha" ou muito substanciosa, recheada de legumes variados, com pedaços generosos de peito e com suficiente arroz cozido.
Essa que se apresenta hoje, está intermediária... leva apenas vagem e cenoura, muito mais para agregar duas cores importantes e  conferir uma aparência mais atraente. Também leva o arroz, mas sem exageros, quase sem serem percebidos.
Se fosse necessário definir objetivamente a Canja de Galinha, poderia ser um "comfort food"!
  
Alla ricetta...

Ingredientes:
1 peito de frango sem pele (450g aproximadamente)
1,5 l d'água aquecida
1 cebola pequena picada a brunoise*
1 talo de salsão picado a brunoise*
1/2 cenoura picada a brunoise*
6 vagens finas picadas a brunoise*
1 dente de alho esmagado
1 colher (chá) de farinha de trigo
1 xícara (café) de arroz
Parmesão ralado qb
Azeite EVO* qb
Sal qb
(*) ver glossário

À diversão:
Levo a água ao fogo para aquecer e enquanto isso, desosso o peito, reservo as duas partes de carne.
Quebro os ossos e levo à panela de pressão com um traço de azeite, o alho esmagado e sal.
Frito até dourar, adiciono a cebola e o salsão. Frito mais um pouco até que a cebola fique transparente.
Adiciono o trigo em chuva, mexo bem, entro com a água fervente, a cenoura e a vagem.
Fecho pressão e deixo cozinhar em fogo doce por 15 a 20 minutos.
Abro a panela e com a ajuda de dois garfos, retiro e descarto os pedaços indesejados de ossos, separo o peito em bons pedaços, adiciono o arroz e volto ao fogo. Corrijo o sal e deixo cozinhar até que o arroz fique cozido.
Sirvo com um traço de azeite EVO* e um pouco de parmesão ralado por cima! Bom apetite, digo, "estimo as melhoras"... ou as duas coisas juntas!

O pulo do Chef:
Eu gosto muito de usar o salsão nessa canja. É muito interessante o toque de sabor que ele agrega à suave carne do peito. Também gosto de usar uma quantidade bem pequena de trigo, apenas o suficiente para que o caldo ganhe uma suave e sutil cremosidade. Vale conferir!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Hola finalmente la Canja, pruebo y te comparto los resultados... un abrazo RGCh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi querido Ramón. He pensado mucho en su pedido de publicar la "Canja" y ahí está! En su contenido también guarda una toco de honemage a su estimada persona! Saludos!

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!