sábado, 4 de janeiro de 2014

Figos do Bispo

E vamos abrir 2014 de um jeito bem docinho! Minha Zia Nadia adora esses Figos do Bispo e compartilho com todos vocês. É muito fácil, não dá trabalho, mas é um pouquinho demorado para preparar... Garanto que vale a pena!

Alla ricetta...
Ingredientes:
8 figos maduros e firmes
1 xícara de açúcar
10 gotas de essência de baunilha
3 colheres (sopa) d'água

Mãos nos figos:
Eu lavo super bem cada um dos figos com uma esponja suave em água corrente, faço furos em toda a casca. Reservo para escorrer.
Numa panela de fundo grosso e de tamanho suficiente para acomodar os 8 figos lado-a-lado, coloco metade do açúcar e acomodo cada um dos figos sobre essa camada. Cubro com o restante do açúcar, junto as gotas de baunilha e água.
Levo ao fogo apenas pelo tempo suficiente para que forme uma calda fina. Reservo até esfriar completamente.
Desse ponto adiante faço fervuras em fogo doce por aproximados 10 minutos com descanso de 2 horas, até chegarem a esse ponto abaixo:
Deixo esfriar completamente e transfiro para uma travessa apropriada para servir cobrindo com a calda para dar o brilho nos figos.
Acomodo cada um deles num prato de sobremesa decora com um tanto de calda.
Mais perto? Pronto, mas vai dar água na boca! 
Serve 8 porções. Bom apetite!

O pulo do Chef: A lavagem dos figos é super importante para retirar todos os resíduos de agrotóxicos que são usados no cultivo. Os furos nas cascas são importante para que a flor troque conteúdos com o açúcar dando sabor e cor à calda.
Pode ser servido com uma fatia de queijo branco, o que confere um equilíbrio interessante do levemente salgado com o doce. Qualquer dos queijos cremosos também são muito benvindos.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Foi aqui que eu vi este mesmo preparo usando laranjinhas kinkan??
    Parece delicioso. Eu que não sou muito chegada em figos fiquei curiosa para experimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, foi aqui sim. Elas ficam muito saborosas e vai muito bem para acompanhar um café depois de uma refeição. Sobre os figos, minha Zia Nadia ainda prepara frequentemente e eles ficam parecidos com um figo Ramy feito antigamente pela CICA. Boa sorte no preparo e prove com algum queijo cremoso branco. Vc vai gostar e é sucesso garantido.

      Excluir
  2. Nossa deve ficar uma delicia, vou tentar fazer. Gostaria de saber o que é fervura em fogo doce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei quem vc é pq o comentário foi postado como anônimo. Fogo doce é um termo usado em algumas culturas para referir-se a cozimento lento, fogo baixo. Apenas isso. Obrigado pelo prestígio da visita e volte sempre.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!