sexta-feira, 17 de abril de 2015

Quibe de Berinjelas

Talvez essa receita não devesse chamar "Quibe de Berinjelas",... poderia ser Berinjelas com Trigo Integral ou qualquer coisa assim... Mas depois de prová-la acabei achando que de fato, "Quibe de Berinjelas" acaba sendo a melhor descrição para um belo prato para quem está buscando sabor intenso, sem o uso da carne vermelha e com muitíssima semelhança com o Quibe normal!
Vale muito provar, mas muito mesmo!!!
Alla ricetta...
Ingredientes:
1 xícara de trigo para quibe
2 berinjelas médias
1/2 cebola picada a brunoise
1 colher (café) de pimenta síria
Cebolinha verde picada qb

Hortelã picado qb
Azeite EVO*
Sal* Ver Glossário

À diversão:
Olha só como é simples de prepará-lo: Corto as duas berinjelas ao meio, faço alguns cortes sem tocar a casca, salgo e rego com um pouquinho de azeite.
Levo ao forno a 180 graus por uns 30 minutos, ou até que a polpa esteja bem amolecida. Cubro com laminado nos primeiros 15 minutos e depois descubro para que perca umidade.
Enquanto isso, fervo água, acomodo o trigo num recipiente que possa receber água até um "dedinho" acima do trigo e preencho com água.
Deixo repousar coberto até que cuido dos demais ingredientes.
O trigo acaba absorvendo toda a água e elimina aquele trabalho desnecessário de espreme que espreme para retirar o excesso de água, Já está no ponto de uso.
Enquanto o trigo repousa, retiro as berinjelas do forno, espero esfriar um pouquinho, lavo, pico os demais ingredientes, cebola, cebolinha, hortelá...
Raspo com uma colher toda a polpa das berinjelas, amasso com um garfo para desmanchar os pedaços.
Entro com a cebola picada...
...junto os verdes, azeite, ajusto o sal e misturo bem.
 Acomodo numa travessa de pirex, faço uma frescurinhas na superfície e levo ao forno a 180 graus por mais 30 minutos, ou até que forme uma "casquinha" na superfície.
Fica assim quando retirado do forno.
Pronto! É só servir ainda quente, com um generoso traço de azeite e gotas de limão a gosto.
Serve aproximadamente 6 porções.

O pulo do Chef: A berinjela gosta de guardar água por natureza. O trigo de molho também. Então me resta recomendar que se tenha bastante controle sobre os teores de água de ambos. Caso o trigo fique com unidade maior que o intencional, esprema num pano de cozinha limpo. As raspas de berinjelas podem repousar numa peneira para excorrer eventuais excessos.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!