quarta-feira, 10 de maio de 2017

Foie Gras com Frutas

Sabemos de toda polêmica que envolve esse ingrediente e não temos a intenção aqui de abrir discussão sobre tudo isso. Apenas reconhecemos o foie gras como um clássico que não pode ser ignorado.

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 peça de foie gras
1 pêssego amarelo, graúdo, maduro e bem firme
1 ameixa roxa, graúda, madura e bem firme 
1 pera madura e bem firme
Raminhos de tomilho fresco para decorar qb
Farinha de trigo qb
Açúcar qb
Manteiga qb
Sal qb


À diversão:
Eu lavo, corto ao meio e descaroço as frutas. Faço uma calda rala (duas partes de água e uma de açúcar) em volume suficiente para cobrir as frutas.
Deixo ferver por 5 a 7 minutos e entro com as frutas sempre monitorando o ponto de maciez que deve ser muitíssimo leve. A vigilância é fundamental para que as frutas fiquem na textura certa. Confiro o ponto espetando um palito culinário. Quando atinge o ponto, passo por água com gelo para interromper co cozimento. Corto em fatias e reservo.

Corto a peça de foie em fatias grossas, acomodo sobre um prato grande, tempero com sal e polvilho farinha de trigo.


Levo duas boas sarténs ao fogo e deixo aquecer bem. Numa passo na manteiga as fatias de frutas. A outra é para o foie gras
Sem nenhuma gordura, passo as fatias rapidamente, apenas para que ganhem temperatura e um toque dourado.
Um só giro e douro do outro lado. Retiro para o empratamento.

Acomodo 2 fatias intercaladas de cada uma das frutas e uma fatia de foie decorada com um raminho de tomilho.
Bom apetite.


O pulo do Chef: o pré cozimento das frutas serve apenas para igualar a textura entre as mesmas. É muito raro que um pêssego, uma ameixa e uma pera estejam no ponto de amadurecimento equivalente entre elas.
O cuidado ao saltear as fatias de foie gras é de extrema importância. O foie tem elevadíssimo teor de gordura e pode derreter em demasia durante o preparo. Polvilhar com trigo facilita o processo e ajuda a dourar.
Se for preparar muitas fatias é necessário ir descartando o excesso de gordura.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!