segunda-feira, 7 de maio de 2018

Pão de Ló

Alla ricetta...

Ingredientes:
3 ovos
100ml de leite
1/2 colher (sopa) de manteiga
1,5 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 xícaras de açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
1 pitadinha de sal
Forma redonda de 25,0 x 4,5 cm
Papel manteiga suficiente para forrar o fundo da forma

À diversão:
Pré aquecer o forno a 170 graus.
Forrar o fundo da forma com um recorte de papel manteiga.
Separar as gemas das claras.
Ferver o leite com a manteiga.
Bater as claras com a pitadinha de sal em ponto de neve. Sem parar de bater, juntar as gemas -  uma a uma. Juntar o açúcar e continuar batendo. Juntar alternadamente, pouco a pouco, o trigo e o leite e acabar de bater.
Depois de desligada a batedeira, misturar delicadamente o fermento peneirado com um fouet (batedor de arame) em movimentos de baixo para cima para preservar a aeração.
Colocar na forma e levar ao forno elétrico pré aquecido a 170 graus, com fonte de calor por cima e por baixo durante 40 minutos.
Depois de assado, desenformar ainda quente sobre um pano de cozinha. Cobrir e deixar esfriar.

Esse tamanho de pão de ló, depois de recheado, coberto e decorado, será suficiente para 12 a 15 porções. 

O pulo do Chef: Ninguém conhece melhor seu forno do que você! Portanto, faça os ajustes que julgar necessários para o melhor resultado, lembrando que os fornos a gas costumam ser menos potentes que os elétricos. Essa receita foi assada num forno elétrico Electrolux.
Para saber se o pão de ló está assado, nada melhor que o teste do palito culinário. Tem que espetar na massa e sair limpo e bem sequinho.
Caso você não tenha papel manteiga, pode optar por untar a forma e polvilhar trigo para que a massa não adira as paredes, mas por favor, não use margarina para isso. Ela contém muita água e vai comprometer a virada.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!