terça-feira, 13 de agosto de 2019

Penne com Camarões, Shimeji, Abobrinha e Tomates

Essa receita é resultado de uma aventura das boas. Ela foi preparada no improviso num barco, navegando nas maravilhosas águas dos mares de Paraty-RJ, na companhia de grandes amigos e marinheiros super dispostos e interessados na culinária. Foi algo memorável para mim conhecer os marinheiros Leandro, Bruno e Vitor, pois eles prepararam essa receita com alguns palpites meus. Mão na massa? Só a deles. O que fiz foi apenas descascar os 3 tomates.

Alla ricetta...

Ingredientes:
500g de penne italiano (seco)
1kg de camarões médios limpos e descascados
Cascas de cabeças dos camarões
2 abobrinhas pequenas, limpas e cortadas em palitos
3 tomates maduros, firmes, descascados, sem sementes e picados em cubos
400g de cogumelos shimeji
2 dentes de alho esmagados
2 fatias de pão de forma sem casca
1 macinho de cebolinha verde, lavada e picada grosseiramente
Manteiga qb
Azeite de Oliva qb
Sal qb

À diversão:
A gente começou assim: pegamos o Cocadinha (barquinho) e fomos à peixaria comprar os camarões. Ela fica logo ali, no pescador Pontal.
O restante dos ingredientes tinha em casa, digo, no barco.
Vitor, Leandro e Bruno
Chegando, montamos uma linha de limpeza dos camarões, separando cascas e cabeças para o caldo. Deixamos o rabo por questões estéticas. 
Lavamos e picamos os legumes, removemos a parte mais dura dos talos dos cogumelos e desfolhamos os cachinhos. Preparamos o caldo e refogamos os cogumelos da seguinte maneira.
Levamos azeite e manteira ao fogo, entramos com as cascas e cabeças, salteamos, adicionamos água e sal e deixamos cozinhar por uns 30 minutos. Coamos, descartamos os sólidos e voltamos ao fogo para reduzir. Engrossamos o caldo com o pão de forma sem casca esmigalhado com as mãos. Assim que desmanchou reservamos o caldo.
Levamos água ao fogo para cozimento da massa.
Salteamos os shimejis em azeite e manteiga numa sartén e salgamos depois de retirar do fogo pra não juntar água. Reservamos.
Salteamos os camarões em sartén com azeite, manteiga e alho. Salgamos e reservamos protegidos.
Salteamos as abobrinhas e os tomates em azeite e sal.
Salgamos a água de cozimento com sal grosso no ponto "água do mar" e colocamos a massa para cozinhar vigiando sempre para não grudar. Tivemos de usar algo inadequado que foi colocar um pouco de azeite na água, pois nossa panela não cabia a quantidade de água necessária para 500g de massa, ou seja, 5 litros de água.
Com tudo preparado, conferimos o ponto de cozimento da pasta. Escorremos e acomodamos numa panela grande e levamos ao fogo. Reservamos um copo da água do cozimento para ajustar o molho.
Adicionamos os demais ingredientes reservados, molho, shimejis, abobrinhas e tomates, camarões e água do cozimento. Misturamos bem, provamos, ajustamos o sal e finalizamos com a cebolinha verde por cima.
Serve 9 a 10 porções. Bom apetite!


O pulo do Chef: Quando não temos as condições adequadas temos de improvisar e escolher o melhor. Por exemplo, para cozinhar 500g de pasta devemos usar 5 litros d´água para que não grude. Se usamos azeite na água de cozimento corremos o risco de impermeabilizar e dificultar a aderência do molho à massa. Nesse caso não tinha muito jeito, então usamos duas coisas, um pouquinho de azeite e a vigilância da massa durante o cozimento, separando os teimosos.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!