sábado, 3 de outubro de 2020

Mini Berinjelas Confitadas

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 bandeja de mini berinjelas frescas (aproximadamente 10 unidades)

10 tomatinhos cereja inteiros, maduros e firmes
Alguns dentes de alho descascados, inteiros
Raminhos de tomilho fresco qb
2 folhas de louro
Pimenta rosa qb
Azeite de oliva qb
Sal qb

À diversão:

Eu lavo bem as mini berinjelas, corto somente a pontinha do cabinho, mas mantenho íntegro para que as mini berinjelas não desmanchem durante o cozimento. Faço dois cortes em cruz até quase o final, deixando uns 2 cm sem cortar.
Salgo ligeiramente os interiores e deixo descansar uns 30 minutos. Depois acomodo todas elas numa panela de tamanho suficiente para que fiquem planas. Entro com o restante dos ingredientes, adiciono azeite generosamente, mas sem cobrir completamente. Salpico um pouco mais de sal e levo ao fogo.
Cubro a panela e assim que levanta fervura, abaixo o fogo no mínimo possível para que mantenha pequenas borbulhas. Vai levar aproximadamente uma hora ou mais. Monitoro a textura das mini berinjelas e quando ficarem bem macias, corto o fogo e estão prontas. 
Transfiro para um recipiente hermético e conservo sob refrigeração por alguns dias.
Sirvo como aperitivo ou entrada para alguns prato compatível. 
Bom apetite!

O pulo do Chef: A pimenta pode ser adicionada a gosto, assim como diversas outras ervas aromáticas, como hortelã, orégano, salsa, coentro, cebolinha, scalogno, etc.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!