sábado, 8 de agosto de 2020

Ossobuco de Vitelo com Polenta Trufada

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 Kg de ossobuco bovino de vitelo

2 talos de salsão picado e sem os fios
1 cenoura picada em cubos pequenos
10 mini cebolas descascadas inteiras
4 dentes de alho inteiros descascados
Farinha de trigo qb
Caldo de carne qb (de 500 a 700 ml)
150 ml de vinho tinto (da melhor qualidade)
Azeite de oliva qb
Sal qb1 xícara de polenta pré cozida (uso a Quacker)
Caldo derivado do ossobuco para compor o cozimento da polenta (veja O Pulo do Chef lá embaixo)
Salsinha bem batida qb
1 colher (sopa) rasa de manteiga

À diversão:
O ossobuco bovino de vitelo é uma carne bastante tenra e de sabor delicado. Por essa razão, nessa receita onde o molho terá vinho tinto, estou preferindo iniciar o preparo sem temperar previamente, deixando que todo o sabor seja construído no processo de cocção.
Então começo assim... Polvilho trigo sobre os pedaços criando uma proteção para a selagem e para deixar os resíduos que irão encorpar o molho no final.
Todos os lados polvilhados com trigo.
Levo uma boa sartén antiaderente ao fogo com azeite, deixo aquecer bem e selo todos os pedaços até ganharem um bonito dourado. Reservo.
Na mesma sartén entro com os legumes (salsão, cebola e cenoura), os dentes de alho e sal (com parcimônia porque o caldo de carne já contém). Junto um pouquinho mais de azeite e salteio por uns minutos.
Feito isso, volto os pedaços de ossobuco, acomodo bem e entro com o vinho, deixo evaporar e logo em seguida entro com o caldo de carne.
Cubro e deixo cozinhando em fogo doce sem pressa. A partir de 30 minutos monitoro a textura da carne e a quantidade de caldo. Provo o ponto de sal e ajusto se necessário. Pode levar mais uns 15 minutos.
Enquanto o cozimento termina, preparo a polenta seguindo as especificações do fabricante. Esta foi cozida com 3 a 3,5 partes de caldo para 1 parte de polenta, ou seja, 3 a 3,5 xícaras de caldo. Leva de 6 a 8 minutos para ficar pronta. Entro com a salsinha, a manteiga e mexo vigorosamente até incorporarem completamente.
Com a polenta cozida e o ossobuco no ponto, resta o empratamento. Simples.
Coloco um ou dois pedaços de ossobuco, uma boa colherada de polenta ao lado e rego com molho e os legumes a gosto.
É dos deuses! Serve de 3 a 4 porções.

O pulo do Chef: Como eu disse, parte do conteúdo do caldo de cozimento da polenta veio do molho do ossobuco trazendo muito sabor para essa maravilha. A outra parte é água quente. Depois de cozida a polenta pode ter sua textura ajustada com caldo.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!