terça-feira, 11 de agosto de 2020

Jilós Salteados

Tá bom! Eu sei que você não é passarinho pra comer jiló! Mas se o que você não gosta é o sabor amargo, já não precisa reclamar tanto. Os jilós bem frescos e jovens possuem amargor bem equilibrado e alguns até quase imperceptível.
Quando for comprar, prefira os lugares que os produtos rodam muito, pois a medida que caminham para o amadurecimento intensificam a textura e o amargor. É muito saudável e vale a pena provar!

Alla ricetta...
Ingredientes:
10 jilós (uma bandejinha) bem frescos e verdes
1 dente de alho cortado em lâminas
1 pitada de mix de ervas desidratadas (ervas de provence)
Azeite de oliva qb
1 colher (sopa) de shoyu

À diversão:
Eu lavo bem os jilós, seco, corto ao meio e ainda retiro uma camada da casca para deixar equilibrado.
Agora levo uma sartén ao fogo com um traço de azeite e as lâminas de alho.
Frito um pouco e entro com os jilós virados pra baixo.
Salpico as ervas, adiciono um pouco mais de azeite e o shoyu. Deixo dourarem. Viro todos do outro lado e cubro a sartén.
Com um garfo, espeto e verifico a textura que deve ser firme, mas macio. Caso esteja ainda muito firme, salpico água pra formar vapor e tampo a sartén por mais um ou dois minutos.Pronto pra acompanhar o que você desejar.

Nem vou arriscar quantas porções pode servir. Bom apetite!

O pulo do Chef: Sabemos que os jilós ficam vermelhos quando maduros, mas ao contrário de alguns ingredientes, os melhores são os verdes. Então, a dica é escolher os verdes mais intensos e frescos.
Outra coisa é verificar se existem bichos no seu interior. Procure pequenos furinhos nas cascas. Se achar, basta retirá-los e seguir com o processo. Lembre-se que encontrar bichos demonstra que não contém defensivos ou contém em baixo teor. 

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!