sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Bacalhau com Grãos de Bico Negros

 Aqui temos um lombo de bacalhau preparado absolutamente sem nenhuma pressa e "agressão" ou excessos de calor, manuseio e temperos. É essa calma que transfere a delicadesa para o prato. Uma estrela secundária desse prato são os grãos de bico negros (pouca gente sabe que eles existem) que demandam longa reidratação. Portanto, caso queira fazer, escolha um dia tranquilo, calmo, chuvoso e mergulhe na diversão do preparo.

Alla ricetta...


Ingredientes:
1 banda de lombo de bacalhao, dessalgado, sem espinas e separado ao meio
80g de grão de bico negro desidratado
1/2 cenoura picada em cubos pequenos
1/2 abobrinha amarela picada em cubos pequenos
1/2 abobrinha verde picada em cubos pequenos
Tomatinhos vermelhos e amarelos qb
4 dentes de alho esmurrados
6 mini cebolas cortadas ao meio
Folhas de louro qb
Salsinha picada qb
Vinho branco qb
Brotos verdes frescos para decorar
Manteiga qb
Azeite EVO ab
Sal qb


À diversão:
Pré preparo: Eu começo colocando os grãos-de-bico negros de molho por 36 a 48 horas trocando a água por 5 ou 6 vezes.
Depois disso levo ao cozimento monitorado em água temperada com cebola, água e sal, o que vai levar de 1,5 a 2 horas. Faltando uns 30 minutos para estar bom, adiciono cenoura picada e folhas de louro.
Iniciando a receita propriamente dita, amarro com suavidade os dois nacos de bacalhau, e levo a uma sartén antiaderente com folhas de louro, alho e mini cebolas cortadas ao meio, azeite e manteiga em fogo bem baixo.
Vou virando os nacos de bacalhau com cuidado, passando por todos os lados. Isso vai levar mais de uma hora.
Com o cozimento completo, finalizo o grão-de-bico, reduzindo o caldo do cozimento, conferindo o sal e adicionando um bom punhado de salsinha picada.

Na sartén com o bacalhau, entro com os demais ingredientes, adiciono um tanto de vinho branco, levando o fogo e deixo cozinhar rapidamente. Retiro as amarras.
Monto dois pratos dividindo lado-a-lado os grãos-de-bico e os legumes acompanhantes do bacalhau. Acomodo um naco sobre eles em cada prato, decoro com brotos verder, passo um  traço de azeite e sirvo.
Serve 2 porções.

O pulo do Chef: Os grãos de bico negros são um tanto raros, mas é interessante provar. Exigem longo tempo de molho para acelerar o cozimento que também é extremamente longo. Pode levar 2 horas ou mais.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!