domingo, 30 de janeiro de 2011

Pimentões em Azeite de Oliva

Todos os anos, entre o final de Maio e o começo de Junho, Sbatto prepara as primeiras porções dos pimentões fatiados e conservados em azeite de oliva jovens, extremamente verdes e frutados, para serem devorados nos dias quentes que se aproximam.
Os dias quentes do verão jogam contra o nosso apetite, tanto aqui como lá. Nosso corpo demanda pratos mais leves e frescos, com menores teores de gordura, complexidade e nas mesas, as carnes brancas ganham mais presença que as vermelhas. O Aperol misturado com vinho branco ou espumantes, gelo e rodelas de laranjas ganha a preferência das pessoas e surge sobre as mesas de bate papo dos bares com seu inigualável colorido e poder de refrescância.
Aqui o nosso período mais quente vai de Dezembro até as águas de Março fechando o verão e não é tão diferente a não ser a época e a preferência acentuada pelas cervejas.


Levando tudo isso em conta e o verão que chega com toda sua intensidade, aqui está uma receita simples para preparar os pimentões, das cores da sua preferência ou mistos. Eles dão um excelente colorido nas mesas de antipasti e são muito refrescantes para esses dias.


Alla ricetta...
Ingredientes:
3 pimentões vermelhos maduros e firmes
Azeite de oliva qb
Sal qb
Torradas de pão italiano para servir
Folhas de manjericão para decorar
Mãos nos Pimentões:
Eu lavo, seco e coloco os pimentões inteiros dentro de uma forma e levo ao forno elétrico pré aquecido a 250 graus.
Depois de aquecido, concentro a fonte de energia toda para os elementos superiores. Vigio o comportamento das peles dos pimentões e vou girando na medida que ganham cor.
Deixo até literalmente queimar boa parte das peles.
Depois de me certificar que todas as faces estejam com as peles soltas, retiro e transfiro cada um deles sobre uma prancha de polietileno e retiro todas as peles, engastos e sementes.
Corto em tiras e acomodo dentro de uma travessa.
Polvilho com sal e rego com azeite em abundância.
Levo ao refrigerador por algumas horas entes de servir.
Sirvo com fatias finas de pão italiano tostado!
Uma boa dica para a composição de uma mesa mais variada de antipasti é acrescentar um paté, como por exemplo, um Babaganuche com Tahine como este da foto. (Para ver a receita basta clicar sobre o nome).
Bom apetite!

O pulo do Chef: Não tenha medo que os pimentões possam ficar queimados demais. No processo de limpeza e corte, todos os sinais escuros são facilmente retirados junto com as peles, sementes e engasto.
Podem ser conservados sob refrigeração por vários dias, sempre tomando muito cuidado para não contaminar no manuseio.
É claro que se pode preparar pimentões verdes e amarelos com o mesmo processo e servir misturados ou em recipientes separados. Deixe a criatividade fluir e ouse!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. O processo de pelar os pimentões é muito simples como é dito pela cozinha ousada.
    E sua equipe está de parabéns por tudo que vem apresentando no que diz respeito a montagem de cardápios bem como elaboração de pratos.Nós apaixonados pela gastronomia agradecemos.

    ResponderExcluir
  2. fiz com o pimentão nas 3 cores ficou muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Mas não seria possível em vez do forno elétrico, usar o microondas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucio, eu nunca tentei fazer essa preparação no microondas pelo tipo de cozimento que ele proporciona, ou seja, ele cozinha também (e ao mesmo tempo) o interior do alimento. No caso do pimentão, queremos temperatura altíssima para cozinhar o mínimo possível da superfície e retirar a pele. Creio que para esse propósito o forno elétrico seja o mais adequado.
      Se vc experimentar o microondas, por favor, compartilhe os resultados da sua periência aqui nos comentários da receita com todos os visitantes. Grande abraço e volte sempre. Erney Feltrin

      Excluir
  4. Para facilitar a retirada das peles, assim que estiverem assados, coloca-los numa tigela, tampar e esperar esfriar e as peles sairão facilmente. Se tiver uma pinça para retirar espinhas de peixes (comprável em casa de produtos japoneses) fica ainda mais fácil.
    Eu costumo intercalar com fatias de alho cru e deixar curtindo na geladeira por uma semana.

    ResponderExcluir
  5. Antonio, obrigado por compartilhar a dica.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!