domingo, 23 de janeiro de 2011

Radicchio Trevisiano Salteado

O radicchio é italiano e tem sua origem no Vêneto, mais precisamente em Treviso, cidade dos meus avós. Eles têm uma coloração avermelhada marcante e relativa versatilidade na gastronomia, pois guardam um toque natural e característico de agradável amargor... mas, para quem gosta, é claro! 
Por outro lado são excelentes companheiros de carnes vermelhas, fritas, assadas ou grelhadas. Podem ser salteados, cozidos ou grelhados.

Eu costumo trazer sementes de lá e plantar aqui pra matar saudades, escolhendo a melhor época, pois temos condições climáticas um tanto diferentes daquela região. Esses foram produzidos em Sousas no nosso sítio Nova Treviso e sairam super bonitos... É mais um capricho que necessidade, pois podem ser encontrados facilmente nos mercados.

Cada vez que preparo um deles, a mente vai longe sem passaporte, sem reservas, sem ticket aéreo... viaja como pensamento empurrado pelo vento até os pequenos canais na parte baixa de Treviso... a memória olfativa colecionada na infância chega a galope e a saudade... Essa é impiedosa! Judia muito... muito...!

O Sbatto gostava de comer com nacos de pão italiano cortados com as mãos, azeite salpicado de sal, balsâmico e vinho tinto... ele chegava com o pão, eu saia pra horta pra buscar os radicci... o vinho?!... vez ou outra era roubado sorrateiramente do garrafão em uso da Zia Nadia que fingia não ver, mas trazia controle rigoroso sobre as quantidades!

O radicchio roxo aparece na receita de Filé Lardelato com Radicchio Roxo, postada aqui e que vale a pena ser vista.

Alla ricetta...


Ingredientes:
2 radicci limpos e cortados ao meio
Azeite de oliva qb
1 colher (sobremesa) de manteiga
Vinagre qb
Vinho tinto seco qb
Cheiro verde para decorar
4 acerolas para decorar
Sal qb


Mão na Massa:
Eu tempero as metades de radicci regando com azeite, sal e vinagre. Aqueço uma sarten com azeite e manteiga e coloco as metades para fritar viradas para baixo. Adiciono o vinho, cubro e deixo cozinhar por 10 minutos vigiando para não secar demais. Se as metades demorarem para amolecer, adiciono um pouco de água quente e deixo coberto. Quando amolecer bem, destampo e deixo enxugar bem, até dar uma "pegadinha".
Sirvo simplesmente com um traço de azeite...
... ou pulverizada com cheiro verde e fatias de acerola.


Acompanhamento ideal para as carnes vermelhas, mas pode ser uma excelente opção se servido como entrada.

O pulo do Chef: O radicchio é muito fácil de ser preparado e não requer nenhum procedimento sofisticado. A atenção requerida está no ponto de cozimento... na medida que eles vão chegando ao ponto certo, vão ficando macios ao toque. Se você está apto a saltear uma carne, o toque funciona ao contrário.... a carne vai ganhando firmeza a medida que vai passando e o radiccio vai ganhando maciez.
O uso de uma pinça média (ou duas espátulas) para manipular as metades enquanto são salteadas é ideal.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique...
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. gostaria de saber como escolher se o radichio esta fresco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivone, para efeito de identificar o frescor dos radicci vc poderia considerar a semelhança que eles têm com as verduras parecidas, como o repolho, acelga, etc., ou seja, as verduras que têm suas folhas enroladas e bastante juntas. Mesmo que as primeiras folhas estejam "machucadas" pelo manuseio, colheita e transporte, basta retirá-las durante a limpeza e pronto! Bom divertimento e obrigado pelo prestígio de sua visita.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!