sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pimentas Jalapeño Flambadas

Entre muitas e muitas coisas que aprendi a admirar pela convivência com alguns poucos e grandes amigos mexicanos estão as pimentas Jalapeño e suas muitas maneiras de preparar. É uma verdadeira "cachaça" !!!
A gente come um pedaço, arde muito, para uns a testa esfria, para outros a face pega fogo e para outros ainda os braços ficam anestesiados! Independente das reações diversas, em pouco - muito pouco - tempo a gente já está pegando outro pedaço para repetir a nova "golada da cachaça"!!!

Meus grandes amigos mexicanos Maite e Omar Oropeza, pais do pequeno Andres, sempre me trazem exemplares desidratados... qualquer hora dessas coloco aqui algumas receitas bastante diferentes!

Eu adoro a versatilidade das Jalapeños e seu teor de ardência... quando as sementes e os engastos são retiradas elas ficam no ponto certo e despertam vontades de repetir, repetir...
Essas são super frescas e foram plantadas lá no Nova Treviso em Sousas.

Alla ricetta...
Ingredientes:
12 pimentas Jalapeño (4 maduras - vermelhas, 4 verdes e 4 intermediárias - amareladas)
1 galho de Manjericão desfolhado
1 pé de Cebolinha verde picada
Sementes de Papoula qb
1 dose de uísque
Azeite qb
Sal qb
Mão nas Jalapeños:
Eu lavo, corto ao meio e retiro as sementes e o engasto branco onde elas se prendem à polpa. Aqueço uma sarten com azeite e salteio as pimentas girando constantemente.
Quando as metades começarem a tostar, entro com a cebolinha, menjericão, papoula e ajusto o sal. Entro com o uísque e inclino a sarten para flambar.
Retiro do fogo e acondiciono em um prato ou travessa para ir diretamente à mesa.
Sirvo com fatias de pão recém saído do forno.
Outras variações:
Esta está preparada com cebolas pequenas inteiras e cheiro verde abundante.
Esta está cortada em tiras e preparada com cebolas fatiadas.
Esta está acompanhando um Filé de Robalo em cama de ervilhas tortas.
Porção para 4 pessoas.


O pulo do Chef:
Eu evito tocar com as pontas dos dedos as sementes e interior das pimentas. Acredite: é perigoso. Uso garfo e faca para retirar as sementes e o engasto branco.
Também evito conversar ou respirar pela boca enquanto as pimentas estão sendo salteadas ou flambadas. Acredite: elas vaporizam substâncias que dificultam a respiração e irritam as vias respiratórias.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique...
Print Friendly and PDF

Um comentário:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!