terça-feira, 22 de março de 2011

Risotto di Funghi Porcini

Essa não é minha, não! Aliás, nunca me meti com os risotti e conheço perfeitamente a razão: A Suzy é mestre nesses pratos. Qualquer hora dessas vou me arriscar com a supervisão dela!
Dá só uma olhada nesse que ela preparou para acompanhar esse Magret de Pato que preparei... (Rapidinho posto a receita dele aqui)!


Alla ricetta...
Magret de Canard com Risotto di Funghi Porcini
Ingredientes:
30g de Funghi Porcini da melhor qualidade
200g de arroz arbório
1 litro de caldo de carne
500ml da água de cozimento do funghi
100ml de vinho branco de boa procedência
1 cebola pequena bem picada
1 colher (sopa) de manteiga gelada
Azeite de oliva qb
Sal qb
Parmesão ralado qb


Mãos no risotto:
Ela lava bem o funghi e coloca para hidratar em água, leva ao fogo, espera levantar fervura e deixa descansar. Depois de frio, retira o funghi com uma escumadeira, reserva, passa o caldo por um pano bem fino e mistura com o caldo de carne. Ajusta o sal.
É preciso prestar muita atenção para perceber que não é carne!
Numa panela de fundo grosso, coloca a cebola para dourar em azeite. Entra o arbório, uma salteada rápida e junta o vinho branco. Espera evaporar e inicia a entrada do caldo mexendo sempre. Conchada por conchada... mexendo sempre.
Ela vai monitorando o ponto de cozimento. Quase no final, agrega o funghi picado. Uma boa mexida e entra a colherada de manteiga para o brilho final.
Ela deixa descansar por um par de minutos coberto e serve. Oferece o parmesão para que seja polvilhado por cima para quem desejar.


Serve 4 pessoas da forma que está apresentada aqui.


O pulo do Chef: Normalmente o funghi contém areias provenientes do plantio e colheita. Porisso é super importante que sejam muito bem lavados antes de serem hidratados e retirados da água de cozimento com cuidado para que a areia fique toda depositada no fundo da panela. O caldo é precioso, pois carrega tintura, sabores e aromas, mas precisa ser muito bem coado para que também não carregue areia para o prato.
A colherada de manteiga agregada no final, preferencialmente gelada, pois facilita emulsionar com o caldo, não separa a gordura e confere o brilho ao risotto.
Pode ser muito bom acompanhante para Ossobuco, Rabada... pratos com bastante personalidade.


Deixe aí abaixo sua avaliação num simples clique.
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Adorei a tua receita e sobre tudo como esta explicado. Vou fazer ela. Gostaria saber para quantas pessoas esta calculada a receita.

    ResponderExcluir
  2. De fato eu havia esquecido essa informação na receita. Já está corrigida e serve 4 pessoas como está apresentada.

    ResponderExcluir
  3. Qual a marca do Funghi Porcini de melhor qualidade?

    ResponderExcluir
  4. Tenho encontrado alguns italianos no Pão de Açúcar que são muito bons. Também tenho utilizado os de origem chilena. São bem mais baratos e de boa qualidade.
    O cuidado que recomendo para qualquer um deles é a retirada da areia. Deixar de molho e cozinhar bem, depois deixar esfriar para poder esperar a areia depositar no fundo da panela. Retirá-los com cuidado e coar bem o caldo num pano de prato limpo antes de usar para garantir que a areinha não passe.
    Boa sorte. Erney

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!