sexta-feira, 25 de março de 2011

Agradinhos sortidos para harmonizar vinhos

Uma boa diversão no diversificado mundo da enogastronomia é tentar encontrar a melhor harmonização de certos vinhos com sabores igualmente diversos. Então, esse prato, muito rápido de ser preparado, oferece exatamente essa diversidade de sabores e aromas. A abobrinha oferece a textura firme, sabor suave e fresco, quase neutro. O aspargo tem um pouco mais de personalidade, sabor fresco, textura com mais fibras. As berinjelas agregam um toquinho picante, porém natural e muito suave. O tomate tem seu leve toque adocicado natural mesclado com média acidez. A ameixa, mais adocicada e mais ácida que todos. A tostada italiana com o lardo, oferecem toda a untuosidade e a riqueza natural das especiarias, ervas maturadas por meses prensada entre os mármores brancos de Colonnata. Importante que o lardo ganhe uma gota do reduzido de aceto balsâmico numa das bocadas.
É claro esse conteúdo pode e deve ser enriquecido... ousar é bom! É indispensável!
Para os que gostam dessa aventura, recomendo que o vinho seja provado acompanhado dessas delícias na ordem descrita, pois está em ordem crescente de complexidade dos sabores e aromas. Dessa forma, eles vão ganhando relevância e prejudicam menos os sabores anteriores. Esse prato foi pensado para "brincar" com um bom Champagne.
Boa diversão! 

Alla ricetta...
Ingredientes:
2 mini berinjelas
4 fatias de abobrinha menina
4 fatias de pão italiano tostadas
4 fatias bem finas de Lardo di Colonnata (ou um bacon da melhor procedência)
4 fatias de ameixa preta fresca
4 talos de aspargos frescos
4 fatias de mini tomate
4 brotinhos de orégano fresco para decorar
Aceto balsâmico qb
Mel qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
Preparo:
Lavo bem os ingredientes (fruta, legumes), corto as mini berinjelas ao meio e dou mais um talho (sem separas os quartos) para facilitar o processo de tostar. Corto e descarto a ponta mais dura do aspargo, corto as fatias de tomate, abobrinha, ameixa e o lardo.
Preparo um reduzido de balsâmico com mel deixando bem cremoso e reservo.
Salteio os legumes e fruta com azeite e sal, arranjo em pratos de sobremesa e acrescento a tostada de pão italiano com a fatia de lardo decorada com o orégano. Coloco o reduzido de balsâmico num recipiente a parte. Sirvo.


Serve 4 pessoas.


O pulo do Chef: tudo deve ficar "al dente". O reduzido de balsâmico é preparado com 2/3 de aceto e 1/3 de mel puro.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!