sábado, 23 de julho de 2011

Salada de Endívias, Camarões e Alfafa

Essa receita fez parte do cardápio do "V Workshop Diversão Culinária e Enogastronômica" de sábado, 16 de Julho de 2011.
Alla ricetta...
Ingredientes:
3 endívias frescas em folhas inteiras, lavadas
500g de camarões pequenos, limpos e descascados
50g de mascarpone
150ml de creme de leite fresco
100ml de vinho branco
1 embalagem de brotos de alfafa
Azeite extravirgem de oliva qb
Sal qb
Mãos nas endívias:
Eu salteio os camarões em azeite bem quente em fogo altíssimo, acrescentando pouco a pouco para não juntar líquidos, por 2 minutos. Acrescento sal, entro com o vinho branco, deixo evaporar um momento e logo acrescento o marcarpone e o creme de leite. Verifico e ajusto o sal, se necessário. Deixo reduzir os líquidos para ganhar um ponto de cremosidade. Reservo para esfriar.
Monto as folhas de endívias com a forma de “canoa” para cima, em pratos de sobremesa com 4 ou 5 folhas cada um. Coloco os camarões com molho no centro e acomodo um tucho de brotos de alfafa sobre eles e termino por regar com o restante de molho. Rego um tracinho de azeite e está pronto para servir.
Serve 10 porções.

O pulo do Chef: Caso o marcarpone não esteja disponível, é possível acrescentar um pouco mais de creme de leite e deixar reduzir um pouco mais.
Eu não coloco sal com antecedência nos camarões. Apenas depois de receberem os primeiros impactos de temperatura. Isso eveita que junte líquidos ao saltear.
Esse prato pode ganhar um ar de muita sofisticação se receber uma pequena porção de ovas vermelhas de Capelin, por exemplo, sobre os brotos de alfafa.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!