sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Moqueca Trivial de Robalo Fresco

Algumas vezes as coisas simples ganham muito valor e importância em ocasiões especiais, como por exemplo quando a gente está numa cidade como Maragogi, lá nas Alagoas e inventa de fazer algo bem especial para o jantar.

Eu já contei um pouquinho aqui sobre uma figura ímpar que vive em São José da Coroa Grande, a última cidade do sul do litoral do Pernambuco, o famoso Tião do Peixe! Ele tem um box no Mercado Público da cidade onde negocia pescados... entre eles os Robalos a uns R$ 13 o quilo.
Lá os peixes têm nomes diferentes dos que estamos acostumados por aqui. O Pargo eles chamam de Cioba, o Abadejo de Sirigado e assim por diante. Porisso, se você vai em busca de excelentes peixes e não está muito familiarizado com a cara deles, inteiros e frescos, vale a pena se preparar e dedicar um tempinho para aprender e levar anotados os nomes usados por lá, pelo menos dos seus preferidos.
Mas essa coisa de nomes regionais ganha extrema irrelevância diante da possibilidade de você ter a oferta do peixe fresco à sua disposição, além dos preços serem muito convidativos.
Essa moqueca fizemos em Maragogi, outro paraíso, vizinho de São José da Coroa Grande, mas já em outro estado, as Alagoas. Maragogi é a última cidade do litoral norte de Alagoas, terra dos mares verdes, cor de esmeralda, das piscinas naturais, da água de côco, dos pescados frescos, da hospitalidade... e onde fica a casa do meu grande amigo Amauri.

Alla ricetta...

Ingredientes:
1 Robalo fresco de 1,5 Kg
150ml de leite de côco
4 tomates descascados
3 cebolas médias
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1 pitada de coentro (se gostar e pode ser substituído por salsinha)
1 maço de cheiro verde picado grosseiramente
Azeite de oliva extra virgem qb
Sal qb
Arroz branco, soltinho e fresquíssimo para acompanhar!
Um belo exemplar!
Olhos bem cristalinos. Sinal de ser muito fresco!
Olha essa cor de guelra!
Ingredientes frescos... tomates descascados.
Mãos no peixe:
Eu lavo o Robalo, retiro a cabeça e barbatanas frontais (podem ser usadas para preparar um excelente pirão), desosso, retiro a pele e faço dois belos filés. Corto em pedaços do tamanho adequado para a moqueca e reservo refrigerado.
Panela funda, traço de azeite no fundo, camada de tomates e cebolas picados em rodelas, uma espalhada de cheiro-verde, um traço de sal. Para quem gostar o coentro pode ser adicionado nesse ponto.
Entram os pedaços do Robalo. Sobre eles, repetir a mesma camada da parte inferior. Regar com o leite de côco, outro traço de sal e levar ao fogo.
Uns 10 minutos depois de levantar fervura, adicionar o azeite de dendê. Mais uns 5 minutos ajustar o sal.
Nesse ponto está perfeito!
Controlar o ponto de redução do molho... melhor que ganhe uma certa cremosidade.
Servir com arroz branco.


O pulo do Chef:
O arroz branco pode ser cozido na água de côco, receber um traço de castanha de cajú quebrada e ganhar um ar de muita sofisticação.
Parte do molho pode ser separado para o preparo de um pirão em complemento ou substituição do arroz.


Porção para 6 pessoas.


Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples clique!
Print Friendly and PDF

Um comentário:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!