segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Taças de Morangos ao Mascarpone com Chocolate e Mini Suspiros

Uma das características das sobremesas é que são sempre degustadas nos finais das refeições, fechando os "banquetes" com chave-de-ouro e acompanhadas de bons vinhos ou destilados.
Entretanto elas têm outra característica: As mais elaboradas e refinadas são sempre preparadas antes de todos os pratos do cardápio, pois requerem um tempo de maturação, normalmente sob refrigeração.


Essa receita fez parte do cardápio do "V Workshop Diversão Culinária e Enogastronômica" de sábado, 16 de Julho de 2011 e está aqui para abrir as receitas de Agosto.
Alla ricetta...
Ingredientes:
2 caixinha de morangos maduros e firmes (12 inteiros e os demais picados)
750g de mascarpone
200g de chocolate ao leite derretido (+ lascas para decorar)
100g de chocolate amargo derretido
250ml de leite
1 dose de grappa
9 gemas
300g de açúcar
65g de mini suspiros (separar os inteiros dos quebradinhos)
12 taças ou copos
Mãos nos morangos:
Creme Claro: Eu bato as gemas com açúcar até formar um composto claro e homogêneo. Adiciono a grappa e o mascarpone e misturo bem com ajuda de um misturador. Reservo em lugar fresco coberto.


Creme Escuro: Derreto os chocolates (ao leite e amargo) em banho-maria, junto a manteiga e misturo bem. Vou adicionando leite quente até obter uma boa cremosidade de modo que quando frio possa ser derramado com uma colher. A quantidade de leite pode chegar a aproximados 250ml. Reservo para esfriar.


Creme Misto: Para fazer o creme misto, junto 2/3 do creme escuro com 1/3 do creme claro. Com isso disponho de 3 cores de cremes para a montagem da sobremesa. CLARO, MISTO e ESCURO.
Montagem: Eu coloco um pouco de mini suspiros (os quebradinhos) no fundo das taças, adiciono outro tanto de morangos picados e vou formando camadas desordenadas dos cremes BRANCO e MISTO até faltar uns 2cm da borda. Para finalizar, adiciono o creme ESCURO, um morango no centro, mini suspiros (os inteiros) ao redor do morango e lasquinhas de chocolate.
Levo ao refrigerador por pelo menos 2 horas antes de servir.
Serve 12 boas porções.
E pode ser montado também em copos mais simples e menores, como este:


O pulo do Chef: Os mini suspiros podem ser substituídos por suspiros maiores, os quais devem ser quebrados em pedaços menores. Esses foram comprados prontos, mas podem ser preparados em casa. O problema é que leva algumas boas horas de forno e dá um pouco de trabalho.
A grappa pode ser substituída por outro tipo de bebida alcoólica de gradação semelhante - entre 38 e 40 graus - como uísque, conhaque, tequila...
Essas quantidades estão adequadas para 12 boas porções, mas se você gosta de fazer sobremesas menos "engordativas" pode montar 18 porções e ainda serão bastante boas.
Por último, raspas das cascas dos limões sicilianos podem ser colocadas por cima de tudo, o que vai conferir um sabor ainda mais cítrico. Fica muito bom contrastando com a untuosidade do chocolate e mascarpone.
Recomendo que seja servida com "Grappa Vecchia".

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Que delícia de blog, cheguei agora e já estou seguindo!

    Aproveito para te convidar a conhecer o meu, o Gourmandisme, e participar do sorteio que está acontecendo: uma cesta de produtos Hershey's! beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde como faço para encomendar os mini suspiros?? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde e obrigado pela visita. Os suspiros podem ser encontrados em supermercados sem maiores dificuldades. Bom divertimento!

      Excluir
  3. Bia noite como faço para encomendar os mini suspiros?? ?

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!