quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Panna Cotta ao Café

Não é super bonita... não é super colorida daquelas que se come com os olhos... Mas é, acredite, uma das mais espetaculares maneiras de encerrar um jantar dos "prá lá" de especiais.
Essa receita, muito fácil de preparar e sem grandes truques, fez parte do nosso VI Wksp Diversão Culinária e Enogastronômica de 10 de Dezembro passado em Sousas. Foi um sucesso!


Alla ricetta...
Esses pontinhos negros que se pode ver na Panna Cotta são as sementes da baunilha.
Ingredientes:

300ml de café coado forte
18g de gelatina em folha sem sabor
1000ml de creme de leite fresco integral
1 vagem de baunilha
200g de açúcar
...para a calda de café:
100ml de café coado forte
200g de chocolate fundido
Utensílios:
Forminhas de alumínio de 125ml qb

Preparo:
A primeira coisa que faço é colocar de molho em água gelada as folhas de gelatina. Enquanto amolece, coloco o creme de leite numa tigela, junto o açúcar e a vagem de baunilha cortada ao meio com as sementes raspadas. 


Levo ao fogo até aquecer, escorro as folhas de gelatina já amolecidas e junto no creme de leite. Misturo por alguns segundos e depois junto o café coado.
Tendo a certeza que a gelatina ficou bem incorporada, retiro do fogo e coloco o composto nas forminhas de alumínio e levo ao refrigerador por pelo menos 4 horas.
Um pouco antes de desenformar as panna cotta eu preparo a calda. Dissolvo em banho-maria ou microondas o chocolate, junto o café quente pouco a pouco e misturo até obter uma calda levemente cremosa. Desenformo a panna cotta passando a lâmina de uma faca aquecida em água quente ao redor da forminha com cuidado. Se necessário, passo rapidamente cada forminha em água quente e viro sobre o prato de servir.
Decoro a Panna Cotta ao Café com a calda de café e chocolate. Sirvo imediatamente.

Rende de 12 a 14 porções.


O pulo do Chef: Elas podem ser decoradas com grãos de café. Se aqueles pontinhos negros (sementes da baunilha) forem indesejados, antes de colocar nas forminhas, o composto deve ser passado por um coador bem fino.
Um cuidado especial deve ser tomado ao desenformar as Panna Cotta, pois ela derrete com facilidade. Se precisar passar a forminha em água quente para desenformar, esse processo deve ser muito rápido.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!