sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bruschetta alla Pizzaiolo

Alla ricetta...
Ingredientes:
Tomates maduros, sem sementes, picados em cubos qb
Azeitonas afrodescendentes graúdas, descaroçadas, cortadas em 4 qb
Muçarela ralada qb
Folhas de orégano fresco qb
Fatias de pão, melhor se for Toscano (para ver a receita clique AQUI)
1 dente de alho
Azeite EVO qb
Sal qb
Legenda: EVO=extravirgem de oliva; qb=quando baste)

Mãos na Bruschetta:
Eu aqueço um forno a 200 graus. Corto as fatias de pão Toscano na grossura de 1 a 1,5cm, acomodo numa forma e levo ao forno por poucos minutos. O propósito é que elas criem apenas uma leve "casquinha" na superfície e mantenha o centro macio. Nem chegam a ganhar cor.
Enquanto isso preparo os tomates retirando as sementes e cortando em cubos. Tempero com sal e azeite. Reservo.
Retiro as fatias de pão do forno, esfrego ligeiramente o dente de alho em cada uma delas para transferir o aroma e sabor, cubro com os cubos de tomates, adiciono a muçarela, azeitonas e folhas de orégano.
Volto ao forno apenas por tempo suficiente para que a muçarela derreta. Retiro, acrescento mais um traço de azeite e sirvo.

O pulo do Chef: Eu uso azeitonas afrodescendentes das mais graúdas que encontro, daquelas que vêm embaladas em vidros com 2 quilos. Na impossibilidade de ter orégano fresco, pode ser usado o desidratado, mas recomendo providenciar urgentemente uma floreira com ervas naturais na varanda. Ela poderá ter tomilho, manjericão, salsinha, etc. As ervas frescas são incomparáveis! Na falta de azeitonas afrodescendentes, as verdes podem ser usadas, mas o colorido e o sabor da bruschetta será prejudicado.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Sugestão: em vez de levar o pão italiano ao forno para criar a crosta que permite a raspagem do alho, é melhor ter sempre pão fatiado no freezer, embalado em saco plástico. No momento do preparo da bruschetta, retire do saco plástico de duas em duas fatias,
    para que possa esfregar o alho na crosta dura do pão, já que descongelam rapidamente...

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!