quinta-feira, 26 de julho de 2012

Creme de Legumes com Carne de Mãe

Alla ricetta...
Ingredientes:
2 mandioquinhas (os cariocas chamam de batata Baroa) médias
2 talos de salsão
1 cenoura grande
2 chuchus pequenos
1 litro de água
1 cubinho de caldo de galinha
Ervas finas moídas qb
Azeite EVO qb
Sal qb
2 fatias de Carne de Mãe (veja abaixo "O pulo do Chef")
Legenda: Veja "Glossário"

Mãos no Creme:
Eu limpo, lavo, descasco todos os legumes e pico em cubos pequenos.
Levo a água ao fogo numa caçarola, dissolvo o cubinho de caldo de galinha e adiciono os legumes. Deixo cozinhar em fogo doce por 30 minutos, ou até que os legumes fiquem macios.
Retiro do fogo e com um "mixer", bato todo o conteúdo até obter um creme bastante homogêneo. Volto ao fogo e deixo ganhar a cremosidade desejada.
Ajusto o sal e sirvo imediatamente com um traço de azeite e uma polvilhada sutil de ervas finas.

Serve 2 porções ou 4 se for servido como entradinha para um jantar especial.

O pulo do Chef: Se desejar mais cremosidade, outros legumes podem ser adicionados, como batatas e abóbora, por exemplo. Aqui esse Creme está servido com uma fatia de carne, que chamo de "Carne de Mãe", que é uma carne qualquer - das que os açogueiros gostam de chamar "de segunda" - preparada em panela com cozimento lento, muito lento! Qualquer hora dessa posto aqui a receita da paleta bovina que minha mãe sabe preparar. Prometo! 

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. da minha ou da sua mae ou qualquer mae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leninha... na verdade, de qualquer Mãe! Essa carne era chamada de "Carne de Panela" e todas as Mães das pessoas da nossa idade faziam. A minha Mãe, por exemplo, fazia uma paleta na panela, pingando água por horas a fio que era uma coisa maravilhosa. A sua também que eu sei muito bem e comi muitas e muitas vezes. Saudades... Abração, Erney

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!